Torcida "compensa" expulsos, Palmeiras luta sem parar e leva vaga épica na Libertadores

Esportes
11 de Agosto de 2022 09h08

Durante a maior parte do tempo com um a menos e no fim sem dois, Verdão trava o Atlético-MG no Allianz Parque e consegue uma classificação histórica para seguir em busca do tri consecutivo.

Twitter:@arnaldofenix

Imagens: Reprodução ge.globo

"Vamos para cima porco, hoje eu vim aqui te apoiar, sair vencedor, lutem sem parar": a nova música criada pela torcida do Palmeiras marcou a classificação histórica para a semifinal da Copa Libertadores da América.

Depois de já ter mostrado grande poder de reação no Mineirão quando buscou o 2 a 2 após perder por 2 a 0, o time de Abel Ferreira conseguiu a vaga nos pênaltis nesta quarta-feira, após o empate em 0 a 0 no tempo normal no Allianz Parque, mesmo chegando a ter dois jogadores a menos.

Os mais de 40 mil torcedores que foram à arena certamente vão colocar o jogo como um dos momentos mais épicos que viveram em um estádio. Desde a inauguração do Allianz, é um dos capítulos mais especiais.

A começar pela torcida que apoiou, assim como dizia nos versos da música. Em tempos de elitização do público em arenas, os palmeirenses que foram à decisão jogaram junto da equipe durante o todo o tempo. E a cada momento de adversidade aumentavam o volume.

Esta força começou a se tornar ainda mais necessária aos 28 minutos de jogo, quando Danilo foi justamente expulso. Até então, o confronto era parelho e com poucas chances para os dois lados, mas a partir do momento que o Palmeiras passou a ter um a menos, toda a estratégia mudou.

Abel Ferreira chamou imediatamente seus jogadores para uma conversa e reposicionou o time: 4-4-1 ao atacar, com uma linha no meio formada por Rony, Raphael Veiga, Zé Rafael e Gustavo Scarpa, e Dudu como um centroavante. Ao defender, o camisa 10 fechava uma linha de cinco atrás.

Mesmo em desvantagem numérica, o Verdão marcou muito melhor do que no início do jogo no Mineirão e teve poucos momentos de sufoco atleticano. E quando acontecia algum lance de perigo do Galo, os quase 40 mil palmeirenses cantavam bastante para ajudar a equipe.

O time de Abel, também, honrou a frase "lutem sem parar". Depois da primeira expulsão, a equipe passou a basicamente se defender e tentar encaixar um contra-ataque na velocidade de Rony, que pouco aconteceu.

A situação virou ainda mais dramática aos 36 do segundo tempo, quando Scarpa foi expulso. Com dois a menos, a torcida mais uma vez mostrou que estava disposta a jogar com a equipe e fez o Allianz Parque balançar.

Se houve algum momento de maior tensão foi nos acréscimos, quando o Galo teve duas chances, incluindo uma na trave, com Hulk. Mas o Verdão resistiu e conseguiu levar o jogo para os pênaltis. Vargas ainda foi expulso pelo lado adversário nos acréscimos.

Apesar de lembrar imediatamente da marca de cinco eliminações seguidas em disputas por penalidades, o palmeirense manteve o ambiente de apoio até as cobranças.

E os seis batedores do Palmeiras acertaram. Restava a Weverton fazer uma defesa para colocar o Verdão em vantagem. Ela veio assim que o Atlético-MG abriu as alternadas, na batida de Rubens. Murilo, então, fez torcida e elenco explodirem em festa com o gol da classificação.

Com o contexto de lidar com expulsos desde o primeiro tempo, fica como marcante a concentração do Palmeiras para sofrer poucos sustos. O time não se desorganizou e acabou até com um número parecido de finalizações (11 x 13), ainda que tenha terminado com apenas 37% de posse de bola.

 Mas os números, neste caso, influenciam pouco. O que vai se levar deste jogo é a sinergia entre torcida e jogadores que ajudou a colocar o atual bicampeão da Libertadores em nova semifinal. Uma classificação que certamente ficará na memória do palmeirense por muito tempo.

 

ItapebiAcontece - Por Thiago Ferri — São Paulo - ge.globo

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

28 de Março de 2024 10h03

A espiritualidade da Quinta-feira Santa é repleta de sentido

Neste dia, começa o Tríduo Pascal, a preparação para a grande celebração da Páscoa.

28 de Março de 2024 09h03

Sul da Bahia: Skunk, maconha e cocaína são apreendidas pela PM

O caso aconteceu no início da noite de quarta-feira

28 de Março de 2024 08h03

Sete estados do Nordeste têm alerta de perigo para chuvas no início do feriado de Páscoa

Conforme o Inmet, os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas devem ser atingidos por fortes chuvas