Últimas notícias de coronavírus de 12 de março

EPIDEMIA
12 de Março de 2020 11h03

Número de casos no Brasil passa de 70. OMS pede que países redobrem comprometimento com o combate à doença.

 

O número de casos confirmados de coronavírus no Brasil passou de 70. 

O Ministério da Saúde contabiliza 60 casos pelo país, segundo balanço divulgado na manhã desta quinta-feira (12). Esse número, porém, não leva em conta outros 19 casos já informados por outros órgãos. São eles

 

  • Os 2 primeiros casos confirmados pela sSecretaria Estadual de Saúde de Pernanbuco nesta quinta
  • 16 casos confirmados na quarta (11) pelo Hospital Albert Einstein em São Paulo
  • O 3º caso confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde na Bahia, na quarta

 

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu nesta quinta-feira (12) que todos os Países "redobrem" o comprometimento contra a pandemia de coronavírus.

Falando a diplomatas em Genebra um dia depois de caracterizar o Covid-19 como uma pandemia, ele também disse: "Descrever isso como uma pandemia não significa que os países devam desistir. A ideia de que os países devem passar da contenção para a mitigação está errada e é perigosa."

 

 

A fala vem um dia depois da agência de saúde da ONU declarar uma pandemia de Covid-19 e dos EUA tomarem uma medida tomada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, de bloqueio às viagens para Europa.

A União Europeia criticou esta a decisão unilateral do Governo Trump em restringir viagens da Europa para os Estados Unidos por causa do coronavírus, dizendo que a doença não respeita fronteiras.

 

Destaques desta quinta-feira (12) às 9h10:

 

 

  • A China registrou 80.980 casos confirmados de Covid-19 desde o início do surto
  • Há 3.173 mortes confirmadas por complicações causadas pelo novo coronavírus na China
  • Além da China, 37.371 casos foram registrados e há ao menos 1.130 mortes
  • China declarou o fim do pico do surto de Covid-19 no país
  • Irã tem mais de mais de 10 mil casos da doença e 429 mortes
  • A Itália tem mais de 10 mil infectados e registrou 631 mortes
  • Nos EUA, que restringiu viajantes da Europa, há 1 mil casos e 31 mortes

O governo da China declarou nesta quinta-feira (12) que o pico do surto do novo coronavírus  acabou no país. Os novos casos de Covid-19 continuam em declínio, afirmou o porta-voz da Comissão Nacional de Saúde, Mi Feng, em entrevista coletiva em Pequim.

Nesta quinta, foram registrados apenas 15 novos casos no país. A província de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan, considerada o epicentro da epidemia, registrou apenas oito novas infecções. É a primeira vez que Hubei registra uma contagem diária de menos de 10 novos casos.

 

Casos no Brasil

 

O Ministério da Saúde publicou uma portaria quedefine como serão feitos o isolamento e a quaretena  para enfrentar a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), causador da doença Covid-19.

O texto prevê que agentes de vigilância podem recomendar o isolamento para pessoas que tiveram contato próximo com alguém infectado enquanto o caso delas estiver sendo investigado.

O Brasil tem 52 casos confirmados do coronavírus, segundo divulgado pelo Ministério da Saúde, por volta das 17h, desta quarta-feira (11).

No Rio de Janeiro, o secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Edmar Santos, anunciou, na manhã desta quinta-feira (12), o primeiro caso de transmissão local do coronavírus.

“Tivemos ontem a confirmação do exame de contraprova pela Fiocruz que faz com que o Rio de Janeiro tenha tido o primeiro caso de transmissão local do vírus”, disse Santos durante entrevista ao Bom Dia Rio.

 

Casos na Europa

 

Na Espanha,  a ministra dea igualdade, Irene Monteiro, foi diagnosticada com o novo coronavírus. Ela é parceira de Pablo Iglesias, vice-primeiro-ministro do país, que entrou em quarentena. Todos os ministros do governo vão ser submetidos a testes ao longo do dia.

Todos os museus estatais de Madri, incluindo Prado, Rainha Sofia e Thyssen-Bornemisza, vão fechar suas portas ao público devido à epidemia de coronavírus que afetou a capital espanhola, afirmaram nesta quarta-feira autoridades do país. Todos os jogos da Liga espanhola de futebol estão suspensos.

A Irlanda e a Dinamarca anunciaram o fechamento de creches, escolas e universidades A banda britânica de rock The Who cancelou turnê no Reino Unido devido a coronavírus.

Autoridades austríacas confirmaram a primeira morte de um homem de 69 anos em Viena por causa do novo coronavírus. A Áustria já registrou 302 casos de infecção.

Sem público por causa do coronavírus, Comitê Olímpico Internacional (COI) iniciou o revezamento da tocha olímpica. A cerimônia, na Grécia, aconteceu só com presença de jornalistas e poucos convidados.

O ministro da Saúde grego confirmou a primeira morte provocada pelo coronavírus. O paciente de 66 anos contraiu a doença durante um tour religioso em Israel e Egito no mês passado. Ele morreu em um hospital em Patras, a 204 km de Atenas.

 

Famosos infectados

 

Tom Hanks e sua mulher, Rita Wilson, foram diagnosticados com o novo corona vírus. Eles estavam na Austrália para as gravações de um filme, ainda sem nome, sobre Elvis Presley.

O próprio ator confirmou a notícia em seu perfil no Twitter nesta quarta-feira (11). Tanto ele quanto Wilson têm 63 anos de idade.

 

Pandemia

 

Na quarta (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que há uma pandemia do Covid-19. Essa é a primeira vez que um coronavírus provoca uma pandemia - o termo que se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.

O novo coronavírus já atingiu mais de 124 mil pessoas em todo o mundo e deixou mais de 4,6 mil mortos.

A organização estima que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas. Apesar disso, os diretores ressaltaram que a declaração não muda as orientações, e que os governos devem manter o foco na contenção da circulação do vírus.

 

Por:: G1 (Coluna Bem Estar)

 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

25 de Maio de 2020 20h05

COM 22 NOVOS CASOS POSITIVOS DE COVID-19 EM PORTO SEGURO O NÚMERO DE INFECTADOS CHEGA A 82

Boletim Epidemiológico atualizado 22 novos casos do Novo Coronavírus, Com os resultados, a cidade passa a registrar 82 caos positivos da Covid-19.

25 de Maio de 2020 19h05

Bahia já tem 477 mortos e 14.204 casos confirmados de coronavírus

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 45.509 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 25 de maio de 2020.

25 de Maio de 2020 17h05

ITAPEBI; EM VÍDEO E NOTA AO ITAPEBIACONTECE PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO CLAUDIO DIZ NÃO TER PARTICIPADO DA CARREATA

A matéria publicada pelo ItapebiAcontece repercutiu na imprensa regional, inclusive imprensa televisada