VACA PARE DUAS BEZERRAS EM ITAPEBI; UMA NASCE COM SEIS PATAS E CHAMA ATENÇÃO DE MORADORES

IMPRESSIONANTE
22 de Fevereiro de 2021 10h02

Segundo o gerente da fazenda, uma das bezerras nasceu saudável, mais a outra nasceu com seis patas e morta.

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagens: Fazenda Cariri

Na madrugada deste domingo 21, uma bezerra nasceu com seis patas e surpreendeu vaqueiro e gerente da Fazenda Cariri nas imediações da cidade de Itapebi no extremo sul baiano, cidade que fica a 590 km de Salvador.

De acordo com o gerente da fazenda, Sebastião Rocha, 68 anos conhecido como ‘Tião’, o animal é fêmea e nasceu por volta das 5 horas deste domingo (21).

Ainda conforme informações de ‘Tião’ o estado de uma das bezerras é considerado saudável, consegue andar e se alimentar normalmente, já a com seis patas nasceu morta e onde deveria ser o umbigo as vísceras saíam pelo local”, disse.

“Acordei no domingo de manhã e fui para o curral e lá o vaqueiro me informou que a vaca havia parido dois filhotes e que uma das crias estava morta, quando fomos verificar a que estava morta descobrimos uma anomalia, [a bezerra] havia seis patas e as duas pernas a mais nasceram entre as pernas traseiras e a barriga”. Concluiu o gerente.

Imagem: ItapebiAcontece

Pelo que a reportagem do ItapebiAcontece conversou  com uma veterinária no telefone, ela relata que se a bezerra estivesse viva, seria necessária uma avaliação melhor do animal. “Este caso específico trata-se de Anomalia Congênita, que suspeito ser o Schistosomus reflexus, que acomete os ruminantes (bovinos, ovinos, caprinos). Podendo ocorrer na monta natural ou nas técnicas reprodutivos. As causas se entendem desde as ambientais, infecciosas, agentes químicos ou até mesmo plantas tóxicas ou genéticas”. Disse.

“Digo suspeita porque não pude fazer a necropsia para confirmar, mas pelas fotos tenho quase certeza”. Concluiu.

De acordo com informações da fazenda, o animal já havia sido descartado e inclusive devorado por ‘abutres’.

O parto da vaca já era esperado pelo gerente da fazenda. “A bezerra que ficou viva não tem nenhuma debilitação. Ela consegue andar e também consegue mamar. Eu nunca vi algo assim, foi a primeira vez”, comentou o gerente.

 

Por: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

01 de Março de 2021 11h03

MAIS UMA VEZ PETROBRAS SOBE PREÇOS DO DIESEL E DA GASOLINA

Litro da gasolina nas refinarias acumula alta de 41% desde o início do ano. Já o diesel subiu 34% no mesmo período.

01 de Março de 2021 09h03

Palmeiras vence Grêmio na Arena e leva vantagem para São Paulo na final da Copa do Brasil

Zagueiro Gustavo Gómez faz o único gol da partida aos 30 minutos do primeiro tempo ao completar de cabeça escanteio cobrado por Raphael Veiga

28 de Fevereiro de 2021 11h02

Grêmio x Palmeiras: veja onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem

Tudo o que você precisa saber sobre o primeiro jogo da final da Copa do Brasil