Varíola dos macacos chegará ao Brasil, preveem cientistas

Saúde
21 de Maio de 2022 08h05

Comitê já prepara respostas para possíveis primeiros casos no país

Twitter: @ItapebiAcontece

Os casos de varíola dos macacos, que têm se espalhado pelo mundo nos últimos dias devem chegar ao Brasil em um futuro próximo. É o que sugerem cientistas brasileiros formaram uma comissão para acompanhar o avanço da doença, já que o maior número de casos visto fora da África sugere uma cadeia de transmissão atípica.

A comissão, nomeada de Câmara Técnica Temporária, é coordenada pela RedeVírus do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações). Sete cientistas vão montar um plano para estruturar a rede de saúde para quando os primeiros casos surgirem no Brasil. 

Temos condições de detectar esse vírus. Por enquanto, não temos motivo para pânico", diz a virologista Giliane Trindade, que faz parte do grupo. 

"A gente está vendo o perfil de disseminação desse vírus por países da Europa, já chegou aos Estados Unidos, ao Canadá, em Israel. Então existe um risco iminente da entrada dele no Brasil", acrescenta a cientista, que é professora e pesquisadora do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e especialista em poxvirus (tipo de vírus que, em vertebrados, causa erupções cutâneas).

A varíola do macaco, ou "ortopoxvirosis simia", é uma doença rara cujo patógeno pode ser transmitido do animal para o homem e vice-versa.

A varíola do macaco, ou "ortopoxvirosis simia", é uma doença rara cujo patógeno pode ser transmitido do animal para o homem e vice-versa.

Esta doença foi identificada pela primeira vez em humanos em 1970 na República Democrática do Congo. Desde 1970, foram registrados casos humanos de "ortopoxvirosis simia" em 10 países africanos. No início de 2003, também foram confirmados casos nos Estados Unidos, os primeiros fora do continente africano

 

ItapebiAconteceAs informações são da coluna de Carlos Madeiro, no UOL.

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

24 de Abril de 2024 22h04

Acidente na estrada que liga cidade alta à cidade baixa de Itapebi deixa jovem motociclista ferido

O jovem foi encaminhado ao HPP Nelson Moura Ferreira e depois transferido para o Hospital Regional de Eunápolis, onde será avaliado por exames específicos e raios x

24 de Abril de 2024 16h04

ITAPEBI ENTRE AS CINCO PREFEITURAS BAIANAS QUE TIVERAM SUAS CONTAS ANUAIS APROVADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICIPIOS (TCM),

O conselheiro Paulo Rangel relatou as contas de Itapebi.

24 de Abril de 2024 16h04

Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação salvou o correspondente a seis vidas por minuto, desde 1974.