Vereadores de oposição votam contra benefícios para o povo carente de Itapebi

Política
15 de Março de 2023 08h03

Os projetos beneficiavam o povo carente e foram rejeitados por vereadores da oposição.

Twitter: arnaldofenix

A prefeitura de Itapebi encaminhou no dia 07 de março de 2023 para a Câmara de Vereadores, dois Projetos de Leis com seus respectivos resumos: O primeiro, nº 01/2023 – institui o programa bem morar de construções novas e obras de melhorias de casas destinadas a pessoas de baixa renda dentro do município de Itapebi;  e o segundo nº 02/2023 – Institui Programa municipal de incentivo a construção de fossas sépticas e sumidouros  no município de Itapebi.

Após sete dias do envio dos Projetos para análises, os vereadores da oposição nesta 4ª sessão ordinária, 14 de março de 2023, os vereadores: Norma Queiroz, Wagner de Curunga, Professora Vera, Vaguinha e Léo de Noeme votaram contra o Projeto 001/23, institui o programa bem morar de construções novas e obras de melhorias de casas destinadas a pessoas de baixa renda dentro do município de Itapebi, e o segundo Projeto nº 02/2023 – Institui Programa municipal de incentivo a construção de fossas sépticas e sumidouros no município de Itapebi.  Conforme membros do executivo municipal, os vereadores votaram contra a chegada do benefício ao povo, apesar de algumas justificativas em seus pronunciamentos.

De acordo com o executivo os projetos visavam à construção de fossas sépticas e reforma de casas para aquelas pessoas que não tivessem condições financeiras para realizá-las, ações que beneficiariam pessoas carentes do município, isto é, a população mais pobre.

Conforme o que se entendeu no discurso, mesmo não sendo ano eleitoral, o tom da oposição era que seria um projeto “eleitoreiro” querendo ajudar o povo para beneficiar alguém politicamente do grupo do Gestor.  Foi o que em seu pronunciamento deu a entender o vereador Vaguinha.

Já a vereadora Norma Queiroz proferiu um discurso no sentido de que tem muitas casas que precisam de reforma, mas que na Câmara não tem besta, por isso votava não, deixando a pergunta para a atual gestão do por quê de não reformar as casas da Gengiba que já está aí?

O vereador Vando da saúde ressaltou a importância do projeto que daria “dignidade as pessoas que moravam em casas que não estavam adequadas ao pleno uso”, justificando o voto a favor dos projetos ao mesmo tempo em que respondeu a vereadora Norma dizendo que as reformas da Gengiba  não irão ocorrer porque ela e os demais votaram contra e não deu o direito do prefeito fazer a reforma.

A vereadora Vera professora disse o seguinte; “o projeto era lindo, mas tinha que ser executado... necessita, necessita que o povo receba fossa séptica”, mas alegou que o próprio projeto falava que só seria feito quando tivesse recurso próprio, ou seja, que não se sabe quando terá o recurso, por isso rejeitaria.

O vereador Wagner de Curunga falou indicando o voto contra por ser pratica eleitoreira, ressaltando que as fossas deveriam ir somente para ventania e não aleatório, que se voltar sem a especificação do local, daria “pau”.

O Vereador Paulo mão de quiabo defendeu os projetos de lei enviados pela Gestão “Peba”, que são ações que beneficiariam a comunidade, cabendo aos vereadores fiscalizar se as obras seriam eleitoreiras ou não, deixar de aprovar é ir de encontro ao povo.

Léo de Noeme justificou o voto contra pelo projeto ser amplo, que deveria ser modificado e não votar daquele jeito.

Vereador Cid Parabólica questionou o voto contra dos colegas porque não entendeu os discursos que falavam que era a favor do povo, mas rejeitaram, que o povo julgaria se era eleitoreiro ou não, “todos querem ser prefeito, inclusive vereadores presentes”.

O presidente da Câmara Legislativa, Romildo Silva, conduziu com bastante tranquilidade a sessão, ressaltando em seu pronunciamento a importância da posição de cada um.

“O prefeito Juarez Silva Oliveira “Peba” está fazendo a parte dele, mas por algum motivo ou de forma rancorosa alguns dos legisladores podem estar dando uma resposta que só prejudica a comunidade itapebiense necessitada”. “Os vereadores que fazem oposição ao governo fecharam os olhos em relação ao beneficio à população e recusaram com cunho político”. Disse por telefone uma das pessoas presentes na sessão que preferiu não ser identificada.

Também por telefone o chefe de gabinete, Isan do Nascimento Botelho, ressaltou a reportagem do Site ItapebiAcontece o seguinte: “Infelizmente, temos em nosso município uma oposição, nós sabemos que os munícipes precisam de benefícios que nesse momento estão sendo negados por eles. Não contamos com o apoio dos vereadores da oposição e lamentamos por estarmos vendo que os mesmos não se mostram comprometidos com o desenvolvimento de Itapebi, mas não vamos nos curvarmos a esses comportamentos. Chamamos a atenção da opinião pública para que digam “NÃO” a esse comportamento da oposição.”

A reportagem em telefonema ao prefeito Peba; este salientou a importância do projeto, todavia, não entendeu a posição dos vereadores, como votar contra o povo, “foi um ato contra a população, veja que a na Ventania as manilhas estão prontas para serem colocadas no canal, porém, muitos dejetos/águas de pia estão sendo jogadas nesse canal, tapando com a manilhas serão jogados na rua, estamos falando de pessoas que não tem fossa em suas casas, onde elas irão jogar seus dejetos? Farão fossas onde e com qual dinheiro? São perguntas que aqueles que votaram contra terão que responder”.

 

ItapebiAcontece - Ascom PMI

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

  • Nome: Rodolfo
  • Comentário: Mais pq o gestor não fez esse projeto antes e só agora ele tá propondo isso, ele deixa a cidade jogada e agora tá dando uma de bom gestor,ele só tem olhos para ele e para a família pois ele só ficando mais rico com obras super faturadas,aí ainda vem alguns vereadores e apoiam ele é pq é da mesma laia dele pq não faz umas reuniões com o povo para ver o q ficaria melhor p a população.

  • Nome: Edney
  • Comentário: Larga de ser mentiroso Arnaldo várias verbas foram liberadas pra obras em itapebi, mas a maior obra de itapebi hoje em dia é a casa de Izan.

  • Nome: Zelia Alves de Oliveira
  • Comentário: Parabéns aos vereadores que recursão o falso projeto sabemos que só querem usufruir do dinheiro público municipal , cadê a maternidade que desde 2020 tá destruída cadê a feira livre que também não foi concluída , porque não vai trabalhar terminar as obras pra depois fazer outro projeto , não vejo nada desde 2020 chegar na ventania

  • Nome: Roberto Carlos
  • Comentário: Aos moradores de ITAPEBI fica aqui uma pala de indignação, nada devemos esperar dessa turma que representa a oposição em ITAPEBI, são praticantes da politicagem imunda e sórdida faz tempo, nunca estiveram preocupados com o povo, apenas tentam se aproveitar de situações específicas, sabemos que o executivo municipal tem lá seus erros como em outro governo qualquer, agora é inconcebível saber que esses vereadores da oposição, que se dizem defensores do povo, negarem através do voto os benefícios que o povo mais carente precisa.

01 de Março de 2024 08h03

Campeão! Fluminense vence LDU em jogo com final dramático e conquista Recopa

Jhon Arias fez os dois gols da partida; Tricolor teve expulsão e pênalti a favor nos minutos finais do jogo

29 de Fevereiro de 2024 17h02

Câmara esconde lista de deputados que assinaram pedido de impeachment contra Lula

Esses parlamentares, apesar de integrarem legendas da base governista, já são em suas totalidades oposicionistas, a maior parte deles bolsonaristas assumidos

29 de Fevereiro de 2024 11h02

Caixa abre inscrições para concurso com 4 mil vagas para médio e superior

Salários podem chegar a mais de R$ 14 mil