Novembro Azul: Bahia tem a 2ª maior incidência de câncer de próstata do Brasil; Alerta é vital para homens de Itapebi

1 3

Foto: Divulgação

Com 6.510 novos casos previstos no estado para 2025 – e 71.730 em todo o país – a urgência do diagnóstico precoce é reforçada para a saúde masculina em nossa região.

Imagem do WhatsApp de 2025 04 07 as 10.14.43 c89abecf Copia

Foto: Arquivo ItapebiAcontece

Itapebi em alerta no Novembro Azul: O combate ao câncer de próstata ganha urgência na Bahia, que, segundo dados alarmantes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), ocupa a segunda posição entre os estados brasileiros com maior incidência da doença. A estimativa é de 6.510 novos casos apenas em 2025 no estado, sendo que 1.200 deles estão previstos para a capital, Salvador.

Esse cenário local reforça a gravidade da doença em um contexto nacional onde a previsão é de 71.730 diagnósticos em todo o Brasil neste ano.

A Doença em Números e a Importância do Cuidado

O câncer de próstata é o tipo de tumor mais comum entre os homens (desconsiderando o câncer de pele não melanoma) e é responsável por uma triste estatística: 28,6% das mortes masculinas por neoplasia maligna no país, conforme o Ministério da Saúde.

Para os homens de Itapebi e região, é fundamental estar atento: a doença é traiçoeira, costumando ser silenciosa nos estágios iniciais. Os sintomas, como dificuldade para urinar acompanhada de dor ou ardor, gotejamento prolongado ao final da micção e aumento da frequência urinária (dia e noite), só aparecem, geralmente, em fases mais avançadas.

Detecção Precoce Salva Vidas

É por isso que a campanha Novembro Azul é crucial. A detecção precoce é a principal arma contra o câncer de próstata, pois aumenta drasticamente as chances de tratamento eficaz e cura.

Aproveite este mês para buscar informações e incentivar os homens da sua família e círculo social a realizar os exames de rotina.

ItapebiAcontece