O Primeiro Brasileiro na Cúria: A História do Indicado por Leão XIV

1 96

O arcebispo, natural de Sertãozinho (SP), mantém o posto de secretário do Dicastério para os Bispos, posição que já exercia na gestão de Francisco.

Sem titulo 5

Dom Ilson de Jesus vai permanecer secretário do Dicastério – Foto: Reprodução | Diocese Ribeirão Preto

O Papa Leão XIV reconfirmou nesta sexta-feira (26) o arcebispo brasileiro Dom Ilson de Jesus Montanari, de 66 anos, como secretário do Dicastério para os Bispos. Natural de Sertãozinho, no interior de São Paulo, Montanari permanecerá no cargo por mais cinco anos, posição que já ocupava há uma década, desde o pontificado do Papa Francisco.

Conhecido por sua trajetória de destaque, ele foi o segundo religioso mais importante a assumir funções administrativas após a morte de Francisco, atuando como vice-camerlengo da Igreja Católica. Nessa função, Montanari teve um papel crucial na organização do funeral e sepultamento de Jorge Mario Bergoglio, falecido em abril deste ano.

A carreira de Dom Ilson começou em Ribeirão Preto, onde ele estudou Direito, Economia e Filosofia. Após atuar como professor e coordenador de pastoral na arquidiocese local, ele retornou a Roma em 2002 para aprofundar seus estudos em Teologia.

Sua ascensão no Vaticano foi gradual e sólida. Em 2008, tornou-se oficial na Congregação para os Bispos e, em 2011, foi nomeado Capelão de Sua Santidade por Bento XVI. Sua jornada continuou sob Francisco, que o nomeou secretário do Dicastério para os Bispos em 2013 e, no ano seguinte, o confirmou como secretário do Colégio dos Cardeais, consolidando sua importância na alta hierarquia da Igreja.

Dicastério

* (Um dicastério é um departamento governamental dentro da Cúria Romana, o corpo administrativo da Igreja Católica, responsável por uma área específica de governo ou serviço, como a doutrina da fé, a família, ou a evangelização. Os dicastérios são supervisionados pelo Papa, que delega funções a eles para o bem da Igreja e em serviço dos pastores, com cada um a ser chefiado por um cardeal ou arcebispo, chamado Prefeito.)

ItapebiAcontece