Vitor Roque e Flaco López comemoram gol do Palmeiras contra o Santos — Foto: Anderson Romão/AGIF
Triunfo do Vitória empurra o Santos para a zona de rebaixamento, mas equipe paulista ainda tem boas chances de escapar; enquanto isso, o Botafogo se firma entre os principais candidatos à Libertadores de 2026.

A 32ª rodada do Campeonato Brasileiro foi perfeita para o líder Palmeiras. A vitória tranquila sobre o Santos, no clássico paulista, elevou as chances de título alviverde de 64,27% para 74,35%, além de garantir três pontos de vantagem sobre o vice-líder Flamengo.
O rubro-negro carioca tropeçou na Vila Belmiro ao empatar por 2 a 2 com o São Paulo, após ter virado o placar. Com isso, suas chances de conquistar o título caíram de 34,11% para 23,32%. Restando sete rodadas para o fim do campeonato, o Palmeiras abriu duas rodadas de folga sobre o principal rival na disputa.
Mesmo que o time de Abel Ferreira perca o próximo jogo contra o Mirassol e o Flamengo vença o Santos, a liderança permanecerá nas mãos do Verdão, por conta do número de vitórias — 21 contra 20 dos cariocas.
O Cruzeiro aparece como o único clube ainda capaz de se inserir na briga pelo título. Com a vitória sobre o Grêmio fora de casa, as chances da Raposa subiram de 1,51% para 2,33%. O time mineiro está a cinco pontos do Palmeiras e a dois do Flamengo, mas com uma partida a mais. Uma nova vitória sobre o Fluminense, no Mineirão, pode recolocar o Cruzeiro no páreo, caso os concorrentes diretos tropecem.
Metodologia das projeções
As probabilidades são calculadas pelo economista Bruno Imaizumi, utilizando microdados compilados pela equipe do * Gato Mestre desde 2013. O modelo leva em conta mais de 4.800 jogos do Brasileirão e usa a métrica internacional de expectativa de gols (xG) para medir o desempenho ofensivo e defensivo das equipes.
Após a 32ª rodada, estima-se que 84 pontos sejam necessários para garantir matematicamente o título brasileiro.
Z-4: Vitória reage e empurra o Santos para a zona de rebaixamento
Na parte de baixo da tabela, o Vitória venceu o Internacional e saiu do Z-4, elevando suas chances de permanência na Série A de 22% para 31,98%. Com o resultado, o Santos caiu para a zona de rebaixamento e viu suas chances de escapar diminuírem de 72,65% para 63,16%.
Apesar da queda, o Peixe ainda leva vantagem em relação ao Leão, já que tem um jogo a menos e um ataque mais produtivo: 379 finalizações contra 343 e dois gols a mais. O caminho, no entanto, é complicado, com confrontos diretos contra Flamengo e Palmeiras nas próximas rodadas.
O Internacional, derrotado pelo Vitória, viu suas chances de permanecer na elite caírem para 89,08% após quatro jogos sem vencer. Já na lanterna, o Juventude venceu o Sport e subiu levemente de 2,36% para 5,74%, enquanto o time pernambucano praticamente selou seu rebaixamento, com 0,01% de chance de escapar.
A projeção indica que 47 pontos são suficientes para garantir a permanência na Série A.
Libertadores 2026: Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro já garantidos
Com a aproximação do fim do campeonato, Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro já estão matematicamente garantidos ao menos no G-7, o que assegura vaga na Libertadores de 2026.
O destaque da rodada foi o Botafogo, que goleou o Vasco e viu suas chances de classificação crescerem de 32,66% para 48,48% no G-5, e de 85,30% para 95,12% no G-7. Atualmente em sexto lugar, o Alvinegro encara o Vitória fora de casa em um confronto direto importante.
O Fluminense também se consolidou entre os sete primeiros após vencer o Mirassol, ampliando sua vantagem sobre o São Paulo e alcançando 78,46% de chance de disputar a pré-Libertadores.
Como são feitos os cálculos
Os resultados são obtidos por meio de um modelo estatístico com base em simulações de 10 mil cenários por rodada. A metodologia considera variáveis como distância e ângulo da finalização, tipo de jogada, força do chute, valor de mercado dos elencos e outros indicadores de desempenho.
A distribuição estatística usada é a Poisson Bivariada, enquanto as projeções de classificação são calculadas pelo método de Monte Carlo, técnica que permite estimar probabilidades com alto grau de precisão.
ItapebiAcontece / Informações: ge.globo / Gato Mestre
*(Gato Mestre é formado pelos jornalistas Agnes Rigas, Arthur Sandes, Cadu Vargas (estagiário), Davi Barros, Felipe Tavares, Guilherme Maniaudet, Gustavo Figueiredo, Leandro Silva, Matheus Guimarães, Roberto Maleson, Rodrigo Breves e Valmir Storti, pelos cientistas de dados Bruno Benício e Vitor Patalano e pelo programador Gusthavo Macedo.)






Deixe uma resposta