Foto Principal: Radar News
A PRF diz que cabe ao DNIT a responsabilidade de fiscalizar o cumprimento da restrição de tráfego na ponte. O DNIT diz que a obrigação de fiscalizar a ponte é da PRF.
Fotos: ItapebiAcontece
Até o final da tarde desta segunda-feira (20) a falta de fiscalização após restrição de tráfego de veículos de carga na ponte sobre o rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebi, tem chamado a atenção dos motoristas e dos moradores da cidade que passam pelo local.
Segundo informações apuradas pelo site Radar News, o chefe da Delegacia de Polícia da (PRF) em Eunápolis, Inspetor Joede Marinho, disse que a Polícia Rodoviária Federal está fazendo a fiscalização em períodos alternados com o apoio do DNIT, pois não tem contingente para permanecer no local.
Imagem Reprodução web
Ainda segundo a informação do inspetor ao Radar News, cabe ao próprio DNIT a responsabilidade de fiscalizar o cumprimento da restrição de tráfego na ponte. O DNIT, por sua vez, diz que a obrigação de fiscalizar a ponte é da PRF.
Imagem Reprodução web
Apesar da determinação do DNIT de restringir o tráfego de veículos pesados na ponte sobre o rio Jequitinhonha na BR-101 em Itapebi por um período inicial de 30 dias, a medida não tem sido efetivamente cumprida.
A ausência de fiscalização e a persistência da circulação de caminhões levantam dúvidas sobre a segurança da estrutura, crucial para a conexão entre o sul e o norte do país.
A população local e os usuários da rodovia exigem que o órgão responsável esclareça a situação e garanta a segurança da travessia. O Perigo continua rondando o local, e todos devem colaborara para evitar mais uma tragédia que as ‘autarquias’ poderão evitar.
Imagem: Arquivo ItapebiAcontece
A restrição até agora não cumprida foi motivada pelo aumento expressivo do volume de água na Barragem de Itapebi e pela necessidade de garantir a segurança estrutural da ponte durante os trabalhos de recuperação. Apenas veículos leves e ônibus poderão transitar pelo local, enquanto o tráfego de veículos de carga, independentemente do peso bruto, será temporariamente interrompido.
ItapebiAcontece
A providência será tomada, possivelmente, assim que a ponte desabar.