Ponte Salvador-Itaparica deve ter obras iniciadas em 2026 e previsão de entrega para 2031

1 43

Saiba os detalhes e o cronograma para a entrega da tão esperada Ponte Salvador-Itaparica.

1 44

Imagens Web

Uma das obras mais aguardadas pela população baiana, a Ponte Salvador-Itaparica deve finalmente sair do papel. O início das obras está previsto para 2026, com entrega estimada para 2031. A informação foi divulgada pelo CEO da concessionária responsável pelo sistema viário, Cláudio Villas Boas, em entrevista exclusiva sobre a Ponte Salvador-Itaparica ao jornal A TARDE.

Segundo o executivo, o valor do pedágio já foi definido em edital pelo Governo da Bahia, com base na atual tarifa do ferry-boat. “Para efeito de comparação, um carro pequeno que utiliza o ferry paga cerca de R$ 50, valor que inclui o motorista. Já na ponte, a tarifa estimada também seria de aproximadamente R$ 50, porém já inclui todos os ocupantes do veículo”, explicou.

Cláudio Villas Boas destacou ainda que, apesar da tarifa ser semelhante à do ferry, a ponte trará vantagens significativas. “Além do ganho econômico para os usuários, a travessia pela ponte levará apenas cerca de 10 minutos”, afirmou. O CEO também revelou que há interesse da concessionária em antecipar a conclusão da obra. “Isso porque só passamos a gerar receita a partir da cobrança do pedágio”, pontuou.

O projeto ganhou novo fôlego após a assinatura, em junho deste ano, do aditivo contratual da Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e a concessionária, formada por duas empresas chinesas. O contrato da PPP tem validade de 35 anos, ou seja, até 2060. Se a entrega da ponte ocorrer em 2031, a empresa terá 29 anos para explorar o sistema por meio da arrecadação do pedágio.

Imagens: Gov Bahia / Youtube

ItapebiAcontece / Informações A Tarde