Prefeitura no sul baiano decreta situação de emergência em hospital por falta de remédios e equipe: ‘perigo público’

1 8

Hospital regional de Eunápolis (HRE) — Foto: Taisa Moura/ TV Santa Cruz

Hospital Regional de Eunápolis também está sem aparelhos e com condições inadequadas de higiene, conforme relatório.

1 10

A prefeitura de Eunápolis, cidade do extremo sul da Bahia, decretou situação de emergência no Hospital Regional da cidade (HRE). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município na sexta-feira (24) e a unidade de saúde foi considerada em estado de “perigo público”.

A decisão da gestão municipal foi baseada na recomendação do Ministério Público da Bahia, que deu um prazo de 90 dias para que o município resolvesse problemas referentes a composição de equipes, aquisição de insumos e medicamentos, regularização de pagamentos e melhorias estruturais.

A recomendação do MP-BA foi feita com base na auditoria da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que foi até o local e averiguou diversos problemas na unidade. Entre eles, foram destacados:

  • insuficiência de profissionais;
  • falta de insumos, materiais e medicamentos;
  • condições inadequadas de higiene;
  • equipamentos inoperantes;
  • problemas na estrutura da unidade.

De acordo com pacientes, que não quiseram ser identificados, os banheiros do hospital estão frequentemente sujos, o ar-condicionado da emergência não funciona e, por vezes, faltam cadeiras e macas.

O decreto de situação de emergência emitido pela prefeitura tem como objetivo autorizar a adoção de todas as medidas administrativas e compras sem a necessidade de licitação, o que torna o processo mais rápido.

g1