O aumento nos casos surge de forma preocupante, apenas alguns meses após o Brasil reconquistar o status de país livre do sarampo, certificado pela Organização Pan-Americana da Saúde.

Imagens: Reprodução web
Nos primeiros meses de 2025, os casos confirmados de sarampo no Brasil voltaram a gerar preocupação. Até a 9ª semana epidemiológica (23 de fevereiro a 1º de março), o país registrou três infecções, sendo duas no Rio de Janeiro e uma importada em Brasília. Esse cenário surge poucos meses após o Brasil ter recuperado, em novembro de 2024, o status de país livre da doença pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Embora o número de casos confirmados ainda seja baixo, o aumento nas notificações de suspeitas acende um alerta. Em 2024, o país registrou um crescimento de 23% nos casos suspeitos em relação a 2023, passando de 1.827 para 2.248 registros. Além disso, quatro infecções foram confirmadas no último ano, sendo três importadas e uma de origem desconhecida.
Avanço global do sarampo preocupa autoridades

O crescimento dos casos de sarampo não é um problema exclusivo do Brasil. Segundo a Opas, os registros da doença nas Américas aumentaram 5,5 vezes em 2025. Entre as semanas epidemiológicas 1 e 11 (até 15 de março), foram confirmados 507 casos, contra 91 no mesmo período de 2024. Os países mais afetados incluem Estados Unidos, Canadá, México e Argentina.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa, que pode levar a complicações graves, sequelas permanentes ou até mesmo à morte. Por isso, a vacinação continua sendo a principal forma de prevenção, essencial para evitar novos surtos e proteger a população.
ItapebiAcontece
Deixe uma resposta