Transtornos na BR-101: Prefeito de Belmonte exige providências do DNIT sobre poeira em desvio

2 17

Poeira em desvio da BR-101 por causa da ponte do Jequitinhonha Interditada para ônibus, carretas e caminhões causa transtornos e Prefeito de Belmonte cobra DNIT

1 34

Fotos: Reprodução Web

Os moradores do distrito de Santa Maria Eterna, em Belmonte, na Costa do Descobrimento, estão enfrentando sérios problemas por conta de um desvio na BR-101. O desvio, criado após a interdição de uma ponte sobre o Rio Jequitinhonha em Itapebi, está coberto por uma poeira que tem prejudicado a saúde da população.

No local, uma estrada de sete quilômetros, por onde passam todos os tipos de veículos, incluindo carretas, o transtorno é grande. O Prefeito Iêdo Elias (PSD) foi até Salvador para cobrar providências do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O prefeito solicitou o asfaltamento do trecho, mas o órgão ofereceu apenas um caminhão-pipa para amenizar a poeira, uma medida que foi criticada pelo gestor.

“O que o DNIT fez foi ceder à prefeitura um carro-pipa. Só que quando chove a estrada vira um atoleiro. E se fizer três ou quatro dias sem chuva, fica uma poeira que ninguém suporta”, desabafou Iêdo Elias. O prefeito relatou que os postos de saúde da região já estão lotados devido a problemas de saúde causados pela poeira.

A estrada, criada pela empresa Veracel para escoar sua produção, tornou-se rota de desvio em maio. O prefeito lamentou a demora do DNIT em agir, citando que a intervenção já havia sido discutida em audiências e reuniões, mas as promessas não foram cumpridas.

O DNIT, por sua vez, informou em nota que está utilizando três caminhões-pipa para umedecer a via e que trabalha para manter o desvio em boas condições. O órgão também afirmou que já contratou e iniciou os serviços para reabilitar a ponte e construir uma nova travessia no local, com previsão de início das obras em 90 dias a partir de 24 de julho.

ItapebiAcontece – Informações Bahia Noticias