Causa do apagão generalizado é desconhecida; ONS ainda não se pronunciou.

Moradores de estados em todas as regiões do país relataram a interrupção no fornecimento de energia elétrica na madrugada desta terça-feira (14). Relatos nas redes sociais indicaram falta de luz em grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de estados no Nordeste (Ceará, Bahia, Pernambuco), Sul (Rio Grande do Sul) e Norte (Amazonas).
Causa sob investigação

A causa da falha generalizada ainda está sob apuração. Segundo a analista da CNN, Isabel Mega, o Governo Federal investiga um possível incêndio na Subestação de Energia de Bateais, localizada a 30 km de Curitiba, no Paraná, como o evento que teria desencadeado o apagão em escala nacional.
Distribuidoras citam o ERAC
Diversas concessionárias de energia confirmaram a interrupção, atribuindo-a à atuação automática do ERAC (Esquema Regional de Alívio de Carga), um procedimento coordenado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema).
O ERAC é acionado para proteger o Sistema Interligado Nacional (SIN) quando uma ocorrência é identificada, realizando o corte de carga de forma preventiva.
Enel São Paulo: A distribuidora registrou a interrupção às 0h32, afetando 937 mil clientes. O fornecimento foi normalizado em cerca de 8 minutos, por volta das 0h40.
Enel Ceará e Enel Rio: Ambas também relataram a atuação do ERAC no mesmo horário, afetando 530 mil clientes no Ceará (restabelecido às 0h59) e 277 mil clientes no Rio de Janeiro (normalizado às 1h22).
Light RJ: A concessionária no Rio de Janeiro informou que o esquema do ONS afetou 11 de suas subestações, impactando 450 mil clientes em partes da Baixada Fluminense, Zona Norte e Zona Oeste, com a normalização ocorrendo às 01h05.
Amazonas Energia: A concessionária no Amazonas afirmou que o desligamento teve origem fora de sua área de concessão. O fornecimento foi restabelecido em todo o estado por volta das 3h.
O apagão também foi sentido no interior. Em Avaré (SP), a falta de luz superou uma hora. No Ceará, moradores de Pacatuba, Ipueiras e Cariús relataram apagão total por cerca de 30 a 40 minutos.
A CNN contatou o ONS e as distribuidoras de outros estados e aguarda um posicionamento oficial sobre a origem exata do incidente no Sistema Interligado Nacional.
ItapebiAcontece – As informações são da CNN Brasil
Deixe uma resposta