Lula durante encontro com Donald Trump – Foto: Ricardo Stuckert | PR
A cúpula entre os chefes de Estado aconteceu na Malásia, no domingo passado (26).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estaria tentando encontrar uma justificativa para recuar do aumento de tarifas imposto ao Brasil, sem, contudo, parecer derrotado. Essa é a avaliação de ministros da gestão petista após o encontro presencial entre Lula e Trump na Malásia, no último domingo (26).
Integrantes do governo brasileiro veem com otimismo a possibilidade de revogação do tarifaço. Segundo informações do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, o motivo real para o recuo seria a inflação nos EUA de produtos como carne e café, que estão entre as principais exportações brasileiras.
Apesar disso, Trump teria deixado a impressão para o governo brasileiro de que precisa obter algum ganho adicional na negociação com o Brasil para justificar a mudança de postura. A preocupação seria evitar o apelido de TACO (Trump Always Chickens Out – Trump Sempre Amarela).
Eduardo Bolsonaro critica encontro e ironiza “derrota” de Lula
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) reagiu ao encontro, afirmando nas redes sociais que as imagens da reunião representam “a derrota e a pequenez” de Lula diante do ex-presidente norte-americano.
Nesta segunda-feira (27), o parlamentar argumentou que o encontro demonstra a suposta submissão do petista à “força inequívoca” de Trump. Para Eduardo, uma foto com o republicano só seria uma vitória se o governo fosse alinhado à direita.
“No caso do Lula, é o símbolo da sua derrota e pequenez, tendo que se submeter à força inequívoca do presidente Trump, a quem Lula odeia e chamava de ‘nova cara do nazi-fascismo'”, escreveu o deputado.
O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comparou a situação a um cenário hipotético em que seu pai fosse forçado, por pressão internacional, a se reunir com Nicolás Maduro, da Venezuela. “Seria o mesmo que dar vitória ao Bolsonaro por ele ser obrigado a implorar por reunião e tirar foto com Maduro,” concluiu.
ItapebiAcontece






Deixe uma resposta