Vídeo de homem matando Tamanduá-bandeira em estrada de Itapebi gera revolta.

O Brasil tem registrado, com frequência alarmante, episódios de violência gratuita contra a fauna. Casos envolvendo onças-pardas, tatus, aves e até animais domésticos têm tomado as redes sociais. Infelizmente, Itapebi entra para essa triste estatística. O Portal ItapebiAcontece recebeu graves denúncias através de um vídeo que revela um episódio de violência extrema contra um animal silvestre na noite deste domingo (1º).
As imagens, que são chocantes, mostram um homem matando — com requintes de crueldade — um Tamanduá-bandeira. O animal foi atacado enquanto possivelmente atravessava a estrada que liga a cidade alta à cidade baixa, no acesso pela BA-275, seu habitat natural.
O Flagrante
O crime ocorreu enquanto na parte baixa da cidade era realizada a festa em comemoração ao Dia de Iemanjá, na Praça Esdro Souza. Testemunhas que passavam pela estrada sentido à cidade alta filmaram o momento em que o agressor batia o animal insistentemente contra o asfalto para matá-lo.
O ato de crueldade e descontrole causou indignação e bloqueou o tráfego. Testemunhas relataram que outros motoristas e motociclistas não conseguiam passar, pois um veículo — que estaria dando cobertura e iluminando a cena com os faróis — estava atravessado na pista. O veículo em questão ostenta a logomarca de uma empresa, que aparece nitidamente nas imagens enviadas ao portal.
Crime Ambiental
Vale ressaltar que a fauna brasileira é protegida pela Lei nº 5.197/67 e pela Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). Matar, perseguir ou caçar espécimes da fauna silvestre é crime, sujeito a multa e detenção. A pena pode ser agravada pelo fato de o Tamanduá-bandeira ser uma espécie vulnerável e pelo emprego de métodos de tortura e crueldade.
Nota da Redação: Em respeito aos nossos leitores e pela preservação da ética jornalística, o portal ItapebiAcontece optou por não publicar o vídeo, devido ao teor das imagens, que são extremamente fortes.
ItapebiAcontece






Deixe uma resposta