A parlamentar acabou sendo presa nesta terça-feira, em Roma Itália.

A Justiça da Itália deve definir, nas próximas 48 horas, qual encaminhamento dará à situação da deputada federal brasileira Carla Zambelli. A parlamentar foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, conforme informou o Ministério da Justiça do Brasil. A detenção foi realizada pela polícia italiana, em cooperação com a Polícia Federal (PF) brasileira.
Durante a audiência judicial, as autoridades italianas poderão escolher entre quatro alternativas: manter Zambelli sob custódia; conceder prisão domiciliar; liberá-la; ou autorizar a abertura de um processo de extradição. Como ela possui cidadania italiana, existe a possibilidade de a Itália decidir não extraditá-la.
Caso o governo italiano aprove o pedido de extradição, a deputada será enviada de volta ao Brasil para cumprir a pena de 10 anos de prisão determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Zambelli era considerada foragida desde que foi condenada pelo STF por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em janeiro de 2023. Ela deixou o Brasil em maio, passou pelos Estados Unidos e, posteriormente, se estabeleceu na Itália.
ItapebiAcontece
Deixe uma resposta