Fotos: Acervo Pessoal
Em comemoração dupla ao Dia das Crianças e ao Dia dos Professores, a equipe levou os participantes da sede e do povoado de Ventania para um passeio pela historicidade da Cidade Baixa.

A Prefeitura Municipal de Itapebi, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), proporcionou um dia especial e inesquecível para as crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Valorização da cultura e do território local

A ação contou com a presença da secretária de Assistência Social, Tainam Nascimento dos Santos, acompanhada de sua equipe de auxiliares e de colaboradores de outras secretarias municipais. O objetivo principal do passeio foi integrar o lazer ao conhecimento do próprio município.
“O objetivo foi comemorar o Dia das Crianças e também o Dia dos Professores, mas, acima de tudo, fazer com que elas conhecessem o território em que vivem. Trabalhar o território é um eixo estruturante do nosso serviço, ajudando as crianças a identificarem os equipamentos e espaços que fazem parte da realidade entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa”, explicou a secretária Tainam Nascimento.

Lazer, aprendizado e piquenique na praça
Durante a programação, a garotada teve a oportunidade de passear até às margens do Rio Jequitinhonha e aprender mais sobre a história do município. A visita guiada contou com o apoio especial da Técnica Comunitária em Agente de Saúde (TACS) da Cidade Baixa, Elizabeth Cavalcante (Beth), que apresentou os pontos históricos e ressaltou o papel da Cidade Baixa como o berço de Itapebi.
Para fechar o dia com chave de ouro, todos se reuniram na Praça 14 de Agosto (antiga Praça do Avaí, popularmente conhecida como Praça da Canoa) para um grande piquenique comunitário.
“Foi um momento de muita alegria. No final do passeio, nos reunimos na Praça da Canoa para um lanche especial com cachorro-quente, doces, algodão-doce, pipoca e entrega de presentes para a criançada”, completou Tainam.

Entenda o que é o SCFV
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é uma iniciativa da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado pelo PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias) e pelo PAEFI (Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos), o programa promove atividades artísticas, culturais, de lazer e de integração, garantindo direitos e fortalecendo os laços familiares e comunitários de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.
Redação / ItapebiAcontece






Deixe uma resposta