O Departamento informou que as restrições poderão ser revistas assim que a estrutura de fiscalização — que contará com balanças, radares e reforço policial — estiver em plena operação no trecho.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou que, a partir das 8h desta quarta-feira (24), haverá novas restrições para o tráfego de veículos pesados na ponte sobre o Rio Jequitinhonha (km 661 da BR-101), em Itapebi.
A medida, de caráter temporário, foi tomada após o órgão constatar que motoristas estavam desrespeitando sistematicamente a sinalização e as normas de segurança no local.
O que pode e o que não pode passar

Com a nova determinação, a travessia pela ponte está limitada exclusivamente a:
Veículos leves (passeio);
Vans e micro-ônibus;
Ônibus;
Caminhões de apenas dois eixos.
Atenção: Todos os demais veículos de carga pesada e carretas devem, obrigatoriamente, utilizar o desvio pela estrada da Veracel.

Motivo da restrição: Risco estrutural e desrespeito
A decisão do DNIT foi baseada em relatórios de fiscalização que flagraram veículos trafegando acima do limite de velocidade permitido (30 km/h) e ignorando o limite de peso.
Fontes consultadas pelo ItapebiAcontece revelaram que equipamentos de precisão (células de carga) detectaram sinais de estresse nas estruturas da base da ponte. A análise técnica apontou que muitos caminhoneiros informavam um peso de carga, mas transportavam excessos significativos, colocando em risco a estabilidade da ponte e a vida de outros usuários.
Fiscalização e transtornos
Além do risco estrutural, o DNIT pontuou que o excesso de peso dificultava manobras de retorno de carretas que tentavam acessar a ponte indevidamente, gerando transtornos e retenções no tráfego local.
O Departamento informou que as restrições poderão ser revistas assim que a estrutura de fiscalização — que contará com balanças, radares e reforço policial — estiver em plena operação no trecho. Até lá, a prioridade total é a segurança de quem trafega pela BR-101.
ItapebiAcontece – Stúdio Salvador






Deixe uma resposta