Vídeo cedido ao ItapebiAcontece
Alunos, médicos, dentistas enfermeiros estavam tendo dificuldade para acessar a passagem para o lado oposto.

Foto: Arnaldo Alves – ItapebiAcontece
O ex-prefeito de Itapebi Juarez Silva Oliveira “Peba”, em uma ação conjunta com a comunidade de Vrntania, desobstruiu a passagem de pedestres na ponte do Rio Jequitinhonha, na BR-101. A medida foi tomada após o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) bloquear com terra e barreiras a passagem para veículos e, consequentemente, a área destinada aos pedestres.
O bloqueio causou grandes transtornos para moradores, especialmente alunos, médicos e enfermeiros que dependem da travessia a pé para acessar escolas na sede do município e ao contrario unidades de saúde no povoado de Ventania e atender pacientes da zona rural. Além disso, o acesso de pacientes que precisam se deslocar para Itabuna, Ilhéus e Salvador para tratamento médico foi severamente prejudicado.
Impacto e Custos Elevados para o Município
Com a interrupção, a prefeitura de Itapebi precisou dobrar o número de veículos para transportar alunos e profissionais de saúde. Carros do município levam os passageiros até um lado da ponte, onde eles a atravessam a pé, sendo recebidos por outros veículos do município no lado oposto para seguir seus destinos. Essa logística improvisada resultou em um aumento significativo nos custos de transporte para a administração municipal.
Prefeito, Comunidade e Ex-Prefeito Buscam Solução Consciente
É importante ressaltar que o Prefeito Isan Botelho, o ex-prefeito “Peba” e a comunidade não se opõem à construção de uma nova ponte, reconhecendo os riscos que a estrutura atual apresenta para todos os usuários. No entanto, a crítica se concentra na falta de planejamento do DNIT ao realizar a interrupção do trânsito sem preparar desvios ou rotas alternativas, como as estradas da Veracel, que poderiam minimizar o impacto na população.
O Prefeito Isan Botelho já participou de varias reuniões com DNIT, Governo do Estado, Deputados, secretários e até Ministro para encontrar uma solução não só para a comunidade itapebiense, bem como, para a região do sul e extremo sul baiano.
A ação do ex-prefeito e dos moradores visa garantir a mobilidade e o acesso a serviços essenciais enquanto uma solução definitiva para a ponte do Jequitinhonha não é implementada.
ItapebiAcontece
Deixe uma resposta