Ex-Prefeito de Itapebi “Peba” desobstrui  Passagem de Pedestres na Ponte do Jequitinhonha Após Bloqueio do DNIT

Video do WhatsApp de 2025 05 22 as 10.41.21 b0d7bb6e frame at 0m2s

Vídeo cedido ao ItapebiAcontece

Alunos, médicos, dentistas enfermeiros estavam tendo dificuldade para acessar a passagem para o lado oposto.

60737955 587053181791227 7284262030050066432 n 3

Foto: Arnaldo Alves – ItapebiAcontece

O ex-prefeito de Itapebi Juarez Silva Oliveira “Peba”, em uma ação conjunta com a comunidade de Vrntania, desobstruiu a passagem de pedestres na ponte do Rio Jequitinhonha, na BR-101. A medida foi tomada após o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) bloquear com terra e barreiras a passagem para veículos e, consequentemente, a área destinada aos pedestres.

O bloqueio causou grandes transtornos para moradores, especialmente alunos, médicos e enfermeiros que dependem da travessia a pé para acessar escolas na sede do município e ao contrario unidades de saúde no povoado de Ventania e atender pacientes da zona rural. Além disso, o acesso de pacientes que precisam se deslocar para Itabuna, Ilhéus e Salvador para tratamento médico foi severamente prejudicado.

Impacto e Custos Elevados para o Município

Com a interrupção, a prefeitura de Itapebi precisou dobrar o número de veículos para transportar alunos e profissionais de saúde. Carros do município levam os passageiros até um lado da ponte, onde eles a atravessam a pé, sendo recebidos por outros veículos do município no lado oposto para seguir seus destinos. Essa logística improvisada resultou em um aumento significativo nos custos de transporte para a administração municipal.

Prefeito, Comunidade e Ex-Prefeito Buscam Solução Consciente

É importante ressaltar que o Prefeito Isan Botelho, o ex-prefeito “Peba” e a comunidade não se opõem à construção de uma nova ponte, reconhecendo os riscos que a estrutura atual apresenta para todos os usuários. No entanto, a crítica se concentra na falta de planejamento do DNIT ao realizar a interrupção do trânsito sem preparar desvios ou rotas alternativas, como as estradas da Veracel, que poderiam minimizar o impacto na população.

O Prefeito Isan Botelho já participou de varias reuniões com DNIT, Governo do Estado, Deputados, secretários e até Ministro para encontrar uma solução não só para a comunidade itapebiense, bem como, para a região do sul e extremo sul baiano.

A ação do ex-prefeito e dos moradores visa garantir a mobilidade e o acesso a serviços essenciais enquanto uma solução definitiva para a ponte do Jequitinhonha não é implementada.

ItapebiAcontece