A solenidade contou com a presença marcante de lideranças políticas e da comunidade escolar.

ITAPEBI — A Prefeitura Municipal de Itapebi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abriu oficialmente a programação festiva em comemoração aos 68 anos de emancipação política do município. A abertura oficial das celebrações aconteceu na quadra de esportes da cidade, marcando a grande culminância do projeto pedagógico “Mulheres: Histórias e Saberes que Transformam Gerações”, desenvolvido pelas escolas da rede municipal.
A solenidade contou com a presença marcante de lideranças políticas e da comunidade escolar.

Estiveram presentes:
Prefeito: Isan Botelho;
Vice-prefeito: Ademar Jacó (Professor Mazinho);
Presidente da Câmara: Cid Silva Lima;
Vereadores: Léo de Noeme, Valéria Barbosa de Jesus e Eduardo Barbosa de Andrade Júnior;
Secretários municipais, gestores, educadores e equipes das creches e pré-escolas da Educação Infantil.

Homenagens e resgate da memória feminina
O projeto teve como principal objetivo resgatar, reconhecer e valorizar a trajetória das mulheres que deixaram (e continuam deixando) sua marca na formação social, cultural e educacional de Itapebi.
Pela manhã, a programação foi abrilhantada pelas crianças da Educação Infantil (até 5 anos), que deram um show de fofura e civismo nas apresentações e homenagens preparadas pelas creches e pré-escolas. As comemorações tiveram continuidade no turno da tarde, com apresentações dos estudantes e professores do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano).
Com grande participação popular e momentos de profunda emoção, a culminância do projeto abriu com chave de ouro o calendário comemorativo da cidade, destacando o poder transformador da educação e a força da memória feminina na construção da identidade itapebiense.

Tradição nas ruas: Escola Criança Ativa antecipa os festejos
Mantendo uma tradição de mais de quatro décadas, a Escola Criança Ativa — fundada há 41 anos pela saudosa educadora Maria Rogéria Neves do Nascimento — antecipou o clima festivo na manhã de segunda-feira (10). A instituição realizou um belíssimo desfile pelas ruas do centro, na Cidade Alta, abrindo alas para os festejos da emancipação.

A Escola Criança Ativa carrega o mérito histórico de nunca deixar a data passar em branco, homenageando Itapebi de forma de destaque mesmo nos anos em que o município não promovia grandes celebrações oficiais. Alunos da Escola Ativa esteve presente na quadra de esportes da praça Fênix nessa terça-feira (11), assistindo as apresentações das arquibancadas junto com o publico presente.
Memória viva:
Vale lembrar que, no passado, o tradicional 14 de Agosto era marcado essencialmente pelo desfile cívico e pelo emblemático baile no Clube Social da Cidade Histórica (Cidade Baixa) — memórias que hoje se somam à nova e grandiosa fase de comemorações da cidade.


















Fotos e Texto Arnaldo Aves – ItapebiAcontece






Deixe uma resposta