Metrô de Salvador ganha 40 novos vagões para acabar com lotação

1 56

Imagens: Reprodução web

Ao todo, os vagões terão capacidade de transportar 12 mil pessoas simultaneamente.

2 38

O metrô Salvador-Lauro de Freitas terá a frota renovada com o incremento de 10 novos trens, com 40 vagões, nos próximos meses.

A aquisição dos veículos foi oficializada nesta terça-feira, 21, pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), após assinatura de um contrato no valor de R$ 616 milhões com a Caixa Econômica Federal (CEF).

A compra faz parte do pacote de medidas do Novo PAC (Programa de Aceleração ao Crescimento) do governo Lula (PT), coordenada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Antes, o chefe do Executivo baiano apresentou um projeto de lei à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em 2024, para viabilizar o novo crédito com a financiadora.

Os recursos serão liberados em um processo escalonado terminando em 2028. Os novos veículos também haviam sido anunciados pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, por meio das suas redes sociais.

3 15

“Dentro da carteira de investimentos do Novo PAC, a expansão do metrô de Salvador até o Campo Grande avança com a assinatura do contrato para a compra de 10 novos trens! Serão 40 vagões a mais e capacidade ampliada para atender mais de 12 mil pessoas simultaneamente na Linha 1”, disse.

Questionada pelo Portal A TARDE, a CTB confirmou que o reforço na frota será destinado para a Estação Campo Grande. A nova frota, contudo, vai além, e também atenderá o Tramo III: as estações Campinas de Pirajá e Águas Claras.

Modelo

Já no que se refere ao modelo, a autarquia informou que a definição dos novos veículos fica por conta da concessionária vencedora da licitação, que no caso do Campo Grande, é o Consórcio Expresso 2 de Julho.

Estação Campo Grande terá desembarque no camarote da Câmara

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) adiantou novidades sobre a estação de metrô que será construída no bairro do Campo Grande. O desembarque, segundo o gestor, ocorrerá onde atualmente é montado o camarote da Câmara Municipal de Salvador durante o Carnaval.

“Nós conversamos com o prefeito a possibilidade de jogar um pouco mais naquela área mais morta, onde mais ou menos ali fica o camarote da Câmara de Vereadores que ali é uma região mais morta”, afirmou o gestor durante entrevista a uma emissora de rádio local.

O camarote da Câmara Municipal da cidade (CMS) durante o carnaval fica localizado próximo a Praça do Campo Grande, em frente ao Teatro Castro Alves (TCA).

O trecho terá 1,1 km de extensão, inteiramente no subsolo do Centro Antigo de Salvador.

O traçado começa na Estação da Lapa, passando por baixo da Avenida Joana Angélica e do Politeama, em direção ao Campo Grande, conforme antecipado por A TARDE.

Rumo à Barra

O plano do governo estadual é que, no futuro, o rabicho no Canela seja utilizado como ponto de partida para a construção da segunda fase do tramo IV, com a implantação de duas outras estações:

  • uma no bairro da Graça;
  • outra nas proximidades da orla, entre o Shopping Barra e o Morro do Cristo.

A Tarde