ITAPEBI: PESCAR NO RIO JEQUITINHONHA É BOM DEMAIS

Geral
09 de Abril de 2012 11h04

Localizado em Itapebi, no extremo sul do estado da Bahia, o rio Jequitinhonha traz boas opções de pesca, tanto em seu leito como nas proximidades da barragem da hidrelétrica Itapebi, obedecendo às normas de segurança da hidrelétrica. Vale a pena conferir






A cidade de Itapebi, localizada no extremo sul do estado da Bahia, fica distante da capital cerca de 590 quilômetros. Pode ser atingida pela BR 101, sentido Sul partindo-se de Salvador, ou pela mesma BR sentido norte partindo do Estado do Espírito Santo. “Chegando-se à Itapebi, devemos então ir em direção da Cidade Histórica, onde uma pequena estrada pavimentada, mas cheia de curvas, portanto perigosa, nos leva para as margens do rio Jequitinhonha na Cidade Baixa”. Em Itapebi na parte alta da cidade há pousadas com preços variados e bem baratinhos, na parte baixa da cidade além da pesca se o pescador der umas voltas pelas ladeiras da cidade verá uma arquitetura antiga em prédios e casarões e ruínas que pela irresponsabilidade dos governantes, nesse caso, municipal, estadual e federal deixaram que ruíssem muitas construções do século passado.




O rio Jequitinhonha tem aproximadamente seis quilômetros de extensão aproveitáveis para a pesca subindo sentido a Barragem da Hidrelétrica Itapebi. Para encontrar outros pesqueiros mais distantes, os pescadores deverão descer o Jequitinhonha sentido à foz em Belmonte numa extensão aproximada de 100 km.









 Seus principais pesqueiros são os locais com galhadas e pedras. Para quem pesca com iscas artificiais, os peixes que mais “baterão” serão os robalos; no entanto, é possível fisgar cacharas, tucunarés e tambaquis de bom tamanho. São comuns neste rio robalos de 2, 3 e 4 kg, fisgados por pescadores amadores. Quem pesca robalo sabe que nos poços mais afastados do movimento de pessoas e pescadores mais “barulhentos” é possível fisgar peixes com até 6 kg, e é uma questão de pura sorte o embarque deste peixe, já que, estando perto das galhadas o robalo procura essa proteção após ser fisgado, muitas vezes enroscando e rompendo a linha.
As épocas boas para a pescaria no rio Jequitinhonha nesta região de Itapebi é sempre  quando a água está limpa isso ocorre a partir do mês de Abril até novembro obedecendo ao período da desova.





Nesta última semana os amigos Nego Bel, Nuno, Guga e Zé Berola estiveram no Jequitinhonha em companhia de Arnaldo e Peba de Juracy, numa pescaria que realmente deu o que falar.  Foram embarcados robalos e tucunarés que a moçada felizes  retornaram para  suas casas.


Itapebiacontece
Fotos Arnaldo Alves


 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

26 de Abril de 2024 15h04

Falece no Rio de Janeiro Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, aos 51 anos, vítima de câncer

Cantor estava internado em um hospital particular da capital fluminense

26 de Abril de 2024 11h04

Incêndio em pousada de Porto Alegre deixa pelo menos 10 mortos

Pelas redes sociais, bombeiros informam que fogo foi controlado

26 de Abril de 2024 10h04

Fortaleza fez quatro: Boca não levava tantos gols de brasileiro havia 30 anos

Time argentino foi derrotado por 4 a 2 pelo Fortaleza nesta quinta-feira (25), na Arena Castelão, pela Copa Sul-Americana