ITAPEBI TEM 27,13% DA POPULAÇÃO SEM GRAU DE INSTRUÇÃO E ESTÃO FECHANDO UM COLÉGIO

Geral
24 de Março de 2013 11h03

A ESCOLA MUNICIPAL EULINA SUZART, ANTIGO COLÉGIO CLOVES STOLZE NO CENTRO HISTÓRICO DA CIDADE BAIXA, SERÁ FECHADA NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA (27), SEGUNDO A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POR NUMERO REDUZIDO DE ALUNOS E AO LADO EXISTEM 150 CASAS DO PROJETO MINHA CASA

Twitter: @ItapebiAcontece


 
O município de Itapebi tem 27,13% da população acima de sete anos de idade não alfabetizados. Dentre a população de 10.495 mil habitantes, 2.835,65 mil pessoas estão fora das escolas ou não tiveram acesso ao ensino fundamental. Os dados correspondem ao Censo Demográfico de 2010 em oito municípios que compõem o Território de Identidade denominado Costa do Descobrimento.




Nesta mesma região, o município com o menor percentual de pessoas com idade acima de sete anos não alfabetizadas é Porto Seguro, que aparece com 12,13% (ou seja, 13.319 pessoas de um total de 109.780 habitantes com idade superior a sete anos), seguido de Eunápolis, com 14,48% de indivíduos com mais de sete anos e fora da escola.




O quadro geral dos oitos municípios é o seguinte: Guaratinga, com 32,24%; Itapebi, com 27,13%; Itagimirim, 25,72%; Belmonte, 24,02%; Itabela, 23,62%; Santa Cruz Cabrália, 15,09%; Eunápolis, 14,48%; e Porto Seguro, 12,13%. As informações são do coordenador do Território de Identidade da Costa do Descobrimento, professor Raymundo Fonseca.




Os prefeitos atuais têm até o fim de seus mandatos para assegurar matrícula gratuita na Educação Infantil a todas as crianças de 4 e 5 anos. Aprovada em novembro de 2009, a Emenda Constitucional 59 prevê o atendimento de 100% da população de 4 a 17 anos nas redes públicas de Ensino e estabelece que os gestores públicos tenham até 2016 para cumpri-la.

Em Itapebi na última semana o que a secretaria de educação do município fez , foi decidir fechar uma escola no centro histórico de Itapebi conhecido por cidade baixa.  Este prédio escolar que estará sendo fechada na próxima quarta-feira (27), é a  Escola Eulina Suzart onde  crianças com faixa etária entre 4 e 16 anos estudam e é o mesmo prédio que tempos atrás abrigava a única escola municipal de ensino do segundo grau nesta região do Extremo sul baiano. Observa-se que esta escola que está sendo fechada, segundo informações será pelo numero de alunos ser pequeno, mas acontece que nesta mesma faixa etária os pais matriculam seus filhos  nas escolas publicas da cidade alta,  gerando um custo maior para o município sendo que com um trabalho de orientação e divulgação feito pela secretaria de Educação para esses  pais  e uma avaliação de motivos com pesquisa junto a eles poderiam identificar possíveis problemas que causaram essa resistência em matricular seus filhos  aqui  na  escola  da cidade baixa.





Um colégio que até a paisagem vista das salas de aula e pátio, faz bem para professores e alunos, (veja galeria de fotos).  Ser desativado desta forma deixa  sempre a duvida e questionamentos sobre a estrutura que existe ao lado do colégio, como por exemplo quadra de esportes;  uma vila  com em torno de 150  casas do programa  do governo federal  “Minha casa minha vida”, que desde a ultima gestão que por irresponsabilidade e planejamento inadequado  está abandonada servindo de moradia para burros, mulas e cavalos que as áreas do município são  cercadas e usadas como pastos e estas casas como baias numa prova do descaso com as verbas públicas.
 Será que se estas casas estivessem sido entregues para os Itapebienses sem tetos não teria ali no mínimo 100 crianças ao lado deste colégio e desta forma, não precisaria ser fechada a escola. Sem contar que deslocar os alunos da vila da “Jindiba” para a escola Eulina Suzrt tambem é alternativa para que não seja fechado o prédio com mais de setenta anos abrigando a educação.




O Problema não é somente de falta de alunos, de rejeição de pais à escola, de capacitação de direção e professores, o problema vem  dos políticos incompetentes que não querem perceber a necessidade de trabalhar para o povo que os elegeram.

Ali mesmo a 50 metros do Eulina Suzart já existiu um dos melhores colégios da região,  hoje ensino fundamental, que na época era o conhecido ensino de primeiro grau, que foi fechado, o conhecidíssimo por muitos “Doutores de Hoje”,  Grupo Escolar Conselheiro Luiz Viana Filho”, (A SUDENE), que teve o mesmo fim como poderá  também ser vistos nas fotos da Galeria desta reportagem.
Hoje uma escola daquele porte sendo usada depois de saqueada todos os utensílios e materiais como ponto de consumo de drogas dentre outros crimes.




Terminem as obras das chamadas “Casinhas do Cavaco”, façam mutirão de orientação e conscientização aos pais que é melhor para seus filhos estudarem aqui mesmo na “cidade baixa”, façam capacitação de professores diretores pra ver se a evasão de alunos daqui da escola da cidade histórica aconteceria. Haveria sim, era a  necessidade de reforma e reativação do colégio da antiga SUDENE e com isso aquecimento do comercio local, mais empregos e porque não dizer menos “marginais” consumindo drogas.

Os governantes deveriam saber que a cada colégio fechado fica o espaço de construção para prisões ou presídios num futuro próximo.




Não faltam alunos, o que falta é vergonha na cara.
 
Por Arnaldo Alves/ItapebiAcontece








 
 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

19 de Maio de 2024 10h05

Igreja Senhor dos Passos se torna primeiro santuário urbano de Feira de Santana

Localizado estrategicamente no centro comercial da segunda maior cidade da Bahia, o novo santuário atrai a atenção de milhares de pessoas diariamente

19 de Maio de 2024 09h05

30 praias improprias para banho tem Salvador neste fim de semana

Índice de balneabilidade é medido pela densidades de bactérias fecais no local

18 de Maio de 2024 12h05

Tony Ramos se recupera bem após cirurgia, diz Denise Fraga: "Está falando e fazendo piada"

Ator foi internado na quinta-feira (16) e precisou passar por procedimento após sofrer sangramento no cérebro