Índios Tupinambás e policiais trocam tiros no sul da Bahia

Geral
29 de Janeiro de 2014 16h01

Confronto aconteceu na madrugada desta quarta (29), no sul do estado. Ninguém ficou ferido e índios permanecem dentro da mata na região.

Twitter: @ItapebiAcontece



Índios da tribo Tupinambá e agentes da Polícia Federal (PF) trocaram tiros na madrugada desta quarta-feira (29), em Buerarema, no sul do estado, de acordo com informações da PF. De acordo com o órgão, duas fazendas foram reintegradas por ordem da justiça, uma base policial foi instalada em uma dessas fazendas e com isso, os índios precisaram deixar as terras.

Os índios colocaram barreiras nas príncipais vias que cortam a região de Buerarema e segundo a polícia, o objetivo da ação era isolar a base da Força Nacional que está na área de conflito.

“Os índios começaram a atirar na base policial de dentro do mato com armas de fogo e fogos de artifício. Os policiais pediram reforços, então eles derrubaram mais de 10 árvores no meio da pista para impedir a chegada dos outros policiais” contou o delegado da Polícia Federal, Alex Cordeiro. Ainda segundo a polícia, os agentes conseguiram chegar à base na manhã desta quarta (29). Ninguém ficou ferido na ação.

A índia Tupinambá, Magnólia Jesus da Silva, disse que os índios foram expulsos com a roupa do corpo das casas. “Eles mandaram todos saírem das casas, os índios nem conseguiram pegar nada, saíram com a roupa do corpo e agora estão no meio do mato. Quando os índios gritam, eles [policiais] atiram para dentro do mato” relata Magnólia.

No mês de outubro do ano passado, o Ministério Público Federal (MPF) em Ilhéus, entrou com uma Ação Civil Pública pedindo novo prazo para que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, decida a respeito do processo de demarcação do território indígena tupinambá na região de Buerarema.


Itapebiacontece/G1

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

27 de Abril de 2024 10h04

Confirmado: bandeira tarifária verde da Aneel mantém energia sem custo extra em maio

Boa notícia para o bolso dos consumidores brasileiros:

26 de Abril de 2024 15h04

Falece no Rio de Janeiro Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, aos 51 anos, vítima de câncer

Cantor estava internado em um hospital particular da capital fluminense

26 de Abril de 2024 11h04

Incêndio em pousada de Porto Alegre deixa pelo menos 10 mortos

Pelas redes sociais, bombeiros informam que fogo foi controlado