67 SÃO PRESOS E MAIS DE 600 KG DE DROGAS APREENDISOS EM OPERAÇÃO NA BAHIA

Geral
05 de Dezembro de 2014 23h12

Os resultados da região foram apresentados na tarde desta sexta-feira, na Delegacia de Porto Seguro, pela coordenadora da 23ª Coorpin (Coordenadoria de Polícia do Interior), delegada Valéria Fonseca Chaves, pelo titular da 1ª Delegacia Territorial de Port

Twitter: @ItapebiAcontece



Foto: RADAR 64

Iago (de camiseta vermelha), Mateus (camiseta laranja), Paulo Cesar 'PC' (camiseta com numero 74),
José Francisco (camiseta preta) e Ernandes Pinto Clemente (camiseta xadrez)


A operação Brasil Integrado, que aconteceu em todo país, prendeu 67 pessoas na Bahia - 42 em flagrante e 25 cumprindo mandados de prisão. Participaram da ação 1.700 policiais, entre as forças de segurança estaduais e federais. A Força Nacional também agiu nas cidades de Buerarema, Una e Ilhéus.

Porto Seguro

Em Porto Seguro foram presos Paulo Cesar Souza Neves, vulgo 'PC', de 21 anos; Mateus Cardoso de Sousa, 18 anos; Iago Pereira dos Santos, 19 anos, José Francisco de Oliveira Junior, vulgo 'Xera Xera', 18 anos, Ernandes Pinto Clemente, 20 anos, além de cinco menores de idade.

 

De acordo com o delegado Delmar Bittencourt, Mateus, Paulo Cesar e Iago são de alta periculosidade.

Paulo Cesar, que integra a fação MPA, segundo a polícia, é suspeito de pelo menos cinco homicídios. Ele foi preso em flagrante na rua Neilton Dantas, no Parque Ecológico. Com ele foram apreendidas uma pistola calibre 380 e 47 munições do mesmo calibre da arma.

Mateus e Iago foram detidos acusados de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Com eles a Polícia encontrou 15 buchas de maconha, 72 pedras de crack e 36 pinos de cocaína. 

Segundo a polícia, eles lideram o tráfico no bairro Vila Vitória e pertencem à facção 1º Comando da Vila Vitória. Apesar de recém ter completado 18 anos, Mateus já é apontado por envolvimento em diversos homicídios, salientou o delegado Delmar Bittencourt. 

José Francisco, o 'Xera Xera', foi preso em flagrante no Campinho portando um revólver calibre 38 com seis munições. De acordo com a polícia, ele é responsável por fazer a segurança dos pontos de drogas do bairro Campinho e pertence à facção CP.

Cabrália

Em Cabrália foram registradas duas prisões relacionadas ao tráfico de drogas. Jefferson Canguçu Santos foi preso por tráfico, associação para o tráfico e cárcere privado. Com ele foram apreendidas 170 pedras de crack. 

Já Gabriel Alves Santos foi preso por associação para o tráfico, com participação de menor de idade e cárcere privado. Ambos pertencem à facção MPA de Coroa Vermelha, informou a polícia.

Avaliação positiva

A coordenadora da 23ª Coorpin, delegada Valéria Fonseca, destacou o sucesso da operação. Ela ressaltou a prisão de José Francisco, apontado pela polícia como segurança do tráfico no Campinho.

Segundo o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Valter Serpa, o resultado positivo da ação policial foi obtido graças a essa integração. 'Atuamos em diversas frentes ao mesmo tempo, o que culminou com o sucesso da operação', afirmou. 'Prendemos alguns homicidas que ameaçavam a população de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, prendemos traficantes e acabamos com alguns pontos de tráfico', acrescentou. 

O titular da 1º DT de Porto Seguro, delegado Delmar Bittencourt, salientou a importância das prisões. 'Todas as facções de Porto Seguro foram afetadas com essas prisões, pois eram pessoas importantes dentro desses grupos'.

O delegado disse que a Polícia aguarda a ordem judicial para efetuar mais prisões de envolvidos com o tráfico de drogas. Segundo ele, os presos que foram autuados em flagrante serão encaminhados para o Conjunto Penal de Eunápolis.

Participaram da operação policiais civis da 1ª DT Porto Seguro, 2ª DT de Arraial d'Ajuda, Deltur, DT Belmonte e DT Santa Cruz de Cabrália, além de policiais militares da SME PM, CETO, Corujão e 4ª Companhia.

 

A ação começou às 0h de hoje nos 26 estados e Distrito Federal e segue até o final da noite. Na Bahia, foram montados 58 pontos com barreiras policiais. Nestes locais, foram apreendidos 560 kg de maconha, 31,3 kg de cocaína, 20 kg de crack, 997 comprimidos de drogas sintéticas. Foram destruídos 39 mil pés de maconha.

A polícia apreendeu na Bahia 26 armas de fogo, 140 munições de diversos calibres, 12 veículos e 24 objetos eletrônicos (relógios, telefones, balanças).
 

Polícia fez abordagens durante operação (Foto: Polícia Civil)


Operação nacional


Esta é a primeira vez que a operação reúne ações coordenadas entre os órgãos de segurança pública dos 26 estados e do Distrito Federal. O foco da operação é combater conjuntamente ações de crime organizado com maior impacto regional em cada ponto do país, modelo semelhante ao da Copa do Mundo. As duas primeiras edições da Brasil Integrado foram realizadas nos estados do Nordeste, e a terceira incluiu os estados de fronteira.

Segundo o ministro José Eduardo Cardozo, as operações buscam perpetuar a experiência de atuação vitoriosa na Copa do Mundo para a segurança pública do país. "Começamos a fazer história com a primeira mobilização integrada em plano nacional. Essas ações são protótipos para que em breve tenhamos protocolos permanentes de atuação integrada e centros de monitoramento e controle em todo o país".

A Operação Brasil Integrado envolve 20 mil agentes de diversas forças de segurança em todo o país.

ItapebiAcontece 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

06 de Maio de 2024 11h05

Lula desembarca na Bahia na próxima sexta-feira para inaugurar hospital no Extremo Sul do Estado

Em demonstração de união entre os governos federal e estadual, o Presidente da República Lula e o Governador Jerônimo Rodrigues participarão juntos no evento.

06 de Maio de 2024 10h05

Opinião: Estêvão já é uma realidade no Palmeiras e está pronto para suprir saída de Endrick

Garoto de 17 anos brilha mais uma vez, mostra personalidade e dá demonstrações de que será o sucessor do atacante comprado pelo Real Madrid

06 de Maio de 2024 09h05

AGENTE COMUNITÁRIA DE SAÚDE QUE FALECEU EM ACIDENTE DE AUTOMOVEL EM ARATACA É ENTERRADA EM ITAPEBI

A Agente comunitária de saúde era de família Itapebiense, inclusive cunhada do Administrador da cidade baixa Jefferson Silveira popularmente conhecido como “Brisola”