Alagoas: Bebê gerado fora do útero da mãe nasce na Maternidade Santa Mônica em Maceió

INUSITADO
03 de Julho de 2020 21h07

Gestação é considerada rara pela equipe médica. Mãe, que havia feito laqueadura há 14 anos, pensava que sintomas de gravidez eram de menopausa.

Twitter: @ItapebiAcontece

Mãe gerou bebê fora do útero; criança nasceu na Santa Mônica, em Maceió — Foto: Ascom/Maternidade Escola Santa Mônica

A equipe da Maternidade Escola Santa Mônica, em Maceió, realizou um parto raro em que o bebê cresceu e se desenvolveu fora do útero da mãe. O caso é conhecido como gravidez ectópica. Rosilene Bezerra de Lima, 40 anos, deu à luz Pedro Felipe, de 2,01 kg, no dia 30 de junho. A mãe não esperava estar grávida, já que tinha feito uma cirurgia de laqueadura há 14 anos, procedimento para impedir gravidez.

A gravidez abdominal durou sete meses. O bebê foi gerado acima do útero e da bexiga, entre as alças do intestino. Em uma gravidez comum, ele teria crescido e se desenvolvido dentro do útero da mulher. A mãe de Pedro Felipe só descobriu que se tratava de uma gravidez de risco no sexto mês.

Dois dias após após o parto, a mãe está bem e já acompanha o desenvolvimento do filho na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). De acordo com a equipe pediátrica, o quadro do bebê prematuro é considerado estável.

O obstreta Robério Garbini, responsável pela equipe que fez o parto, explicou que a gravidez abdominal é um caso raro e corresponde a uma variação dos casos de gravidez fora do útero. A incidência de parto abdominal varia entre 1 caso para cada 10 mil gestações até 1 caso para cada 30 mil gestações.

Mais raro ainda foi a gravidez ter evoluído para um período considerado adequado para o nascimento. O médico explicou que o mais comuns nesses casos é a alta taxa de morbidade materna e fetal, devido à dificuldade de diagnóstico, especialmente quando a gestação já está em estado mais avançado, que foi o caso de Rosilene.

Robério Garbidi contou que para realização do parto precisou reunir uma equipe formada por cirurgião geral, médico obstetra, pediatra neonatologista, além da equipe de enfermagem.

“Esses casos são raríssimos. Garantimos à paciente todo o aparato que ela e seu bebê precisariam, pois não sabíamos o que encontraríamos. Ele foi gerado acima do útero e da bexiga, entre as alças do intestino. A equipe ficou muito feliz com êxito da cirurgia e pelo fato de Rosilene e seu bebê não terem tido nenhum comprometimento em decorrência da gestação abdominal”, explicou Garbini.

A mamãe Rosilene contou que já tinha quatro filhos e havia feito uma laqueadura há 14 anos, quando o caçula nasceu.

“Procurei o médico porque minha menstruação estava atrasada e eu sentia muito enjoo, e ele desconfiou de menopausa. O tempo foi passando e o enjoo continuava, daí eu fiz o teste e deu positivo. Mesmo sem esperar, com esse susto, veio a alegria”, disse.

Aos seis meses de gestação, Rosilene levou outro susto. Ao fazer uma ultrassonografia, médicos acusaram falta de líquido, diagnóstico que se repetiu também num segundo exame.

“Ele se admirou e passou a terceira ultrassonografia. Resolvi fazer em Arapiraca. Foi quando o doutor disse que meu bebê estava fora do útero e que eu deveria tirar o bebê no dia seguinte. Desse susto eu peguei depressão porque todo mundo dizia que eu podia morrer, mas meu marido disse que ia ficar tudo bem, pois se Deus me deu, é porque eu suportaria”, contou.

Ela foi encaminhada para a Maternidade Santa Mônica no dia 23 de junho. No dia 30, foi realizada a cirurgia.

“A equipe me tranquilizou o tempo todo. Eu tive medo o tempo todo, agora, estou muito feliz porque meu filho é uma prova de vida”, disse.

A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) é uma unidade complementar da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) especializada em Assistência de Média e Alta Complexidade, sendo Referência Estadual no Atendimento à Gestante de Alto Risco.

 

 Por: G1 Alagoas

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

26 de Abril de 2024 15h04

Falece no Rio de Janeiro Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, aos 51 anos, vítima de câncer

Cantor estava internado em um hospital particular da capital fluminense

26 de Abril de 2024 11h04

Incêndio em pousada de Porto Alegre deixa pelo menos 10 mortos

Pelas redes sociais, bombeiros informam que fogo foi controlado

26 de Abril de 2024 10h04

Fortaleza fez quatro: Boca não levava tantos gols de brasileiro havia 30 anos

Time argentino foi derrotado por 4 a 2 pelo Fortaleza nesta quinta-feira (25), na Arena Castelão, pela Copa Sul-Americana