Após tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19, sete servidores da saúde em PSF de Itapebi se contaminaram

PANDEMIA
23 de Fevereiro de 2021 18h02

Dessas oito pessoas uma delas teve à segunda contaminação. Outra das pessoas infectadas não havia recebido a primeira dose da vacina por estar em período de gestação.

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagem: Reprodução

Após a matéria sobre a enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinho, primeira pessoa a participar da campanha de imunização contra o coronavírus na Bahia e testou positivo para covid-19 e que começou a apresentar os sintomas três dias antes de tomar a segunda dose, a reportagem do Itapebiacontece começou a investigar sobre a infecção simultânea de oito servidores do Posto de Saúde da Família (PSF Leonardo Sarquis) em Itapebi, município do extremo sul baiano. Quando sete se contaminaram depois de receber a primeira dose da vacina.

Foto: Acervo Pessoal

Maria Raimunda Santos Martins " Dinha" - (reinfectada)

O que a reportagem descobriu é que além da Auxiliar de Serviços Gerais Maria Raimunda Santos Martins Conhecida como “Dinha” de 41 anos, os demais infectados já haviam recebido a primeira dose da vacina, inclusive “Dinha” teve reinfecção do Covid-19 (coronavírus).

Foto: Acervo Pessoal

Carine Ribeiro - Infectada após receber primeira dfose da Vacina

O repórter do ItapebiAcontece Arnaldo Alves,  conversou com Carine Ribeiro, Técnica de Enfermagem e vacinadora do PSF- Leonardo Sarquis, que juntamente com os outros seis servidores receberam a primeira dose da vacina (Sinovac) no dia 19 de Janeiro de 2021, dia em que  o lote destinado ao município de Itapebi chegou a cidade. Das oito pessoas a única que não recebeu a primeira dose da vacina, foi à servidora Joana, por estar em período de gestação.

Imagem: Reprodução

Servidores Infectados

Ana Carine - Ribeiro – Técnica de Enfermagem

Manacezes - Agente Comunitário de Saúde.

Rita Cristina - Recepcionista

Ana Cristina - Recepcionista

Joana - Auxiliar de odontologia

Marilânia - Técnica em Enfermagem

Tamyres Porto - Enfermeira

Maria Raimunda “Dinha” - Auxiliar de serviços gerais. (Reinfectada)

Imagem: Internauta ItapebiAcontece

Cartaz colocado na Recpção do PSF

 

Quando Começaram os sintomas

Tamyres - 30 de Janeiro

Ana Cristina – 30 de Janeiro

Marilânia, Dinha e Manacezes  - 01 de Fevereiro

Carine – 03 de Fevereiro

Rita - 04 de Fevereiro

 

Teste

Foto: Acervo Pessoal

Todos fizeram os testes, sete fizeram o PC-RTC e a única que fez o teste rápido foi a Técnica de Enfermagem, Carine Ribeiro e testou positivo dez dias após estar sentindo os sintomas.

Segunda dose

Conforme informações da coordenadora em Itapebi da VIEP - Vigilância Epidemiológica, enfermeira Ana Clara Santana Sá, a segunda dose do paciente que se contaminou, mesmo após ter recebido a primeira dose da vacina, deverá ser quinze dias após ter recebido alta do isolamento. Todos os servidores já estão de alta do Isolamento - inclusive as duas  que necessitaram de internamento hospitalar e estã cumprindo suas jornadas de trabalho no PSF.

Vacinas

No Brasil estão sendo aplicadas as vacinas CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa em parceria com Instituto Butantan, e a da AstraZeneca, desenvolvida com a Universidade de Oxford. As duas receberam autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o uso emergencial em 17 de janeiro.

As duas vacinas exigem a imunização com duas doses. A 2ª dose da CoronaVac deve ser aplicada de 14 a 28 dias a partir da 1ª aplicação. A 2ª dose da AstraZeneca deve ser aplicada após 12 semanas da 1ª dose.

 

Por: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

  • Nome: Zelia Alves de Oliveira
  • Comentário: Mais não foi falta de aviso que na primeira dose poderia sim se contaminar porque a vacina durante 7 dias ela tá fazendo radiada no corpo humano até que o organismo receba o imunizante , quando tomar devem continuar com uso de máscaras até que tome a segunda dose

26 de Abril de 2024 15h04

Falece no Rio de Janeiro Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, aos 51 anos, vítima de câncer

Cantor estava internado em um hospital particular da capital fluminense

26 de Abril de 2024 11h04

Incêndio em pousada de Porto Alegre deixa pelo menos 10 mortos

Pelas redes sociais, bombeiros informam que fogo foi controlado

26 de Abril de 2024 10h04

Fortaleza fez quatro: Boca não levava tantos gols de brasileiro havia 30 anos

Time argentino foi derrotado por 4 a 2 pelo Fortaleza nesta quinta-feira (25), na Arena Castelão, pela Copa Sul-Americana