Ato contra aumento de tarifas e Copa reúne 10 mil em Salvador

Geral
18 de Junho de 2013 08h06

O ato teve início às 16h45 e ocorre na região do shopping Iguatemi. A PM e a gerência de tráfego acompanham a mobilização, que vai ocorrendo de maneira pacífica e fechando vias de maneira alternada.

Twitter: @ItapebiAcontece

Cerca de 10 mil pessoas (segundo dados da Polícia Militar) foram às ruas em Salvador no final da tarde desta segunda-feira (17).

Os motivos para a manifestação vão desde o apoio aos protestos contra o reajuste da tarifa de ônibus em São Paulo a críticas contra a organização da Copa do Mundo no Brasil.

O ato teve início às 16h45 e ocorre na região do shopping Iguatemi. A PM e a gerência de tráfego acompanham a mobilização, que vai ocorrendo de maneira pacífica e fechando vias de maneira alternada.

O ato foi combinado no sábado e divulgado pelas redes sociais. A maioria dos manifestantes são estudantes. Na quinta (20), dia do primeiro jogo da Copa das Confederações na cidade, haverá novo protesto.

Os principais gritos são "o gigante acordou" e "vem pra rua". O grupo diz não que não há líderes nem ligação com nenhum partido político, embora existam faixas de siglas, como o PSTU.

  Nelson Barros Neto/Folhapress  
Manifestantes fazem protesto em Salvador
Manifestantes fazem protesto em Salvador

O movimento chegou a ganhar apoio de pessoas nos prédios ao redor, a exemplo do Suarez Trade, um dos que representam o centro financeiro soteropolitano.

Também houve queixas contra a cobertura da afiliada da TV Globo no Estado.

Os pleitos também envolvem outras temáticas, como indígenas, gays, negros e de gênero.

"Estamos contra tudo que esta aí. Pelo direito de manifestação sem truculência policial. Contra essa Copa, que só beneficia poucos. Por mais ética na política como um todo", disse a estudante Larissa Soares, 16, que portava um cartaz com "Fifa, você não me representa".

De acordo com o prefeito ACM Neto (DEM), não há, por ora, nenhuma chance de aumento no preço das passagens de ônibus em Salvador. O último reajuste aconteceu em junho do ano passado, quando passou de R$ 2,50 para R$ 2,80.

Apesar de em obras há 13 anos, o metrô da cidade jamais funcionou. A situação, aliás, também foi lembrada pelos protestos de hoje.


ItapebiAcontece/Folha de São Paulo

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

18 de Maio de 2024 12h05

Tony Ramos se recupera bem após cirurgia, diz Denise Fraga: "Está falando e fazendo piada"

Ator foi internado na quinta-feira (16) e precisou passar por procedimento após sofrer sangramento no cérebro

18 de Maio de 2024 11h05

Fim da linha? Como fica a situação de Gabigol no Flamengo

Atacante foi multado e teve a camisa 10 retirada como punição pela foto que viralizou vestindo o uniforme do Corinthians

18 de Maio de 2024 11h05

Brasil tem 1.942 cidades com risco de desastre ambiental

Levantamento deve subsidiar obras previstas para o Novo PAC