Bahia culpa Ministério da Saúde por falta de remédio para criança com AME

Saúde
15 de Janeiro de 2021 11h01

Uma decisão da Justiça Federal de Ilhéus havia determinado o fornecimento do Spinraza para Leticia Lobo, 4 anos, moradora de Camamu no interior baiano

Twitter: @ItapebiAcontece

Após ser cobrado sobre o descumprimento da decisão judicial que determinou o fornecimento do Spinraza para uma criança de 4 anos diagnosticada com o tipo 2 da Atrofia Muscular Espinhal (AME), o Governo da Bahia culpou o Ministério da Saúde pela falta do remédio. O prazo estabelecido pela Justiça venceu em dezembro e a pequena paciente ainda não teve acesso ao tratamento adequado.

Em nota encaminhada para a coluna Janela Indiscreta do ( Metrópolis) jornal eletronico mineiro, a Secretaria de Saúde baiana informou que a União ainda não enviou o medicamento usado para inibir o desenvolvimento da doença degenerativa em Letícia Lobo (foto em destaque), moradora da cidade de Camamu no interior baiano.

“Foi determinado pela Justiça que a medicação seria enviada pelo Ministério da Saúde e a Secretaria da Saúde do Estado se encarregaria de disponibilizar para o paciente. Até o momento, o Ministério não enviou o medicamento, conforme foi acordado”, informou a pasta.

Procurado, o Ministério da Saúde não se manifestou sobre o caso.

Em dezembro, o Metrópoles revelou que a Justiça Federal de Ilhéus (BA) concedeu uma liminar para garantir que Letícia Lobo, moradora da área rural do interior do estado receba o tratamento adequado. O pedido foi elaborado por uma advogada de Brasília (veja abaixo).

Pela idade e a demora do diagnóstico, a criança não pode mais recorrer ao tratamento com Zolgensma, medicação importada e considerada a mais cara do mundo para bloquear as complicações da enfermidade.

A doença rara afeta a medula espinhal e núcleos na base do cérebro, causando fraqueza muscular, atrofia e paralisia muscular progressiva. A patologia é resultado de alterações do gene que codifica a proteína SMN (Survival Motor Neuron), uma molécula necessária para a sobrevivência do neurônio motor, responsável pelo controle do movimento muscular. Sem a administração de um tratamento rigoroso, a doença pode levar as crianças à morte.

Decisão

Pela decisão, a magistrada determinou que o estado da Bahia fornecesse transporte, alimentação e hospedagem para a menor e a quem a acompanhe, além de obrigar a União a custear o medicamento que, apesar de ter sido incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS), não estava disponível na rede pública municipal. A liminar também obriga o governo baiano a providenciar o atendimento interdisciplinar necessário ao tratamento, como fisioterapia e fonoaudiologia.

A magistrada também considerou a situação financeira dos pais da criança, trabalhadores rurais, e a impossibilidade evidente de arcarem com os custos do medicamento. “O perigo da demora, por sua vez, decorre da própria gravidade da doença e risco de comprometimento respiratório, além da possibilidade de estabilização e desenvolvimento da autora com mais força muscular que lhe permita uma melhor qualidade de vida”, sustentou.

Filha de trabalhadores rurais, a criança não conseguiu suporte da rede pública da Bahia para o protocolo recomendado em casos da patologia. A ação foi impetrada pela advogada de Brasília Daniela Tamanini, também responsável pelos casos das bebês Kyara Lis e Helena Gabrielle, ambas do Distrito Federal.

Antes de Tamanini, os pais chegaram a procurar a Defensoria Pública da União, mas o órgão não atende pessoas que moram na pequena cidade de Camamu, localizada no litoral sul baiano. Para se ter ideia, o município tem pouco mais de 30 mil habitantes.

Por:Caio Barbieri - Colunista do  JANELA INDISCRETA - Metropóles

 

Reedição -  ItapebiAcontece

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

25 de Abril de 2024 17h04

Famílias beneficiadas: Governo anuncia isenção de impostos para 18 itens da cesta básica; veja a lista

Projeto de lei complementar da reforma tributária apresentado nesta quarta-feira (24) pelo governo

25 de Abril de 2024 11h04

Após reações nas redes sociais Tite explica motivo para poupar jogadores do Flamengo na Copa Libertadores

Treinador foi muito criticado por torcedores por não levar força máxima para o decisivo duelo contra o Bolívar-BOL, em La Paz

25 de Abril de 2024 10h04

Fome no Brasil: 3,2 milhões de lares sofrem com insegurança alimentar em 2023 (IBGE)

Regiões Norte e Nordeste registraram situação mais crítica que as demais regiões do país