BAHIA DESPERDIÇA MAIS DE 40% DE SUA ÁGUA POTÁVEL

Geral
22 de Janeiro de 2015 11h01

Enquanto o Brasil enfrenta a maior falta de chuvas em mais da metade dos estados, com abastecimento já comprometido, 37% da água tratada para consumo humano em todo o país é desperdiçada antes de chegar às casas dos consumidores; as regiões Norte e Nordes

Twitter: @ItapebiAcontece




 Enquanto o Brasil enfrenta a maior falta de chuvas em mais da metade dos estados, com abastecimento já comprometido, como em São Paulo, 37% da água tratada para consumo humano em todo o país é desperdiçada antes de chegar às casas dos consumidores. Informações são de relatório do governo federal concluído em dezembro de 2014.

As regiões Norte e Nordeste (que convive com a seca) apresentam a maior taxa de desperdício, com 50,8% e 45%, e a Bahia é um dos estados com maior perda, com índice que passa dos 40%.

Falhas na tubulações são responsáveis pelo desperdício, além de fraudes e ligações clandestinas. Referente a 2013, o levantamento é a maior base de dados do tipo.

Apesar de uma tendência na queda desse desperdício, a partir da análise de relatórios anteriores, no último ano não houve nenhuma redução, já que o relatório concluído em 2013 mostra desperdício de 36,9% da água potável.

Segundo as empresas de saneamento, as ações para combater a perda de água geram um grande investimento em troca de equipamentos, o que torna inviável extinguir completamente esse tipo de desperdício.

Em Itapebi não é diferente do restante do Brasil, as vezes até pior, se comparado ao tamanho da cidade, principalmente na cidade histórica em que a pressão da agua é muito forte devido o abastecimento ser por gravidade e a tubulação das ruas serem muito antigas. Muitas vezes jorra agua dos canos por horas até que os funcionarios da EMBASA local são avisados.
Enquanto o ser humano não se dar conta que ele mesmo acaba com o Planeta, muitos vão morrer a míngua.


ItapebiAcontece

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

05 de Maio de 2024 08h05

Nível do Guaíba continua subindo e atinge 5,29 metros em Porto Alegre; veja áreas afetadas pela cheia

Até o momento, foram confirmadas 55 mortes decorrentes dos temporais que atingem o estado

04 de Maio de 2024 10h05

Chuvas no RS: número de mortos após tempestades chega a 56

Estado contabiliza 74 pessoas feridas e 67 desaparecidas, segundo balanço da Defesa Civil

04 de Maio de 2024 08h05

Cidades do interior dobram número de moradores em apartamentos

Baianos buscam tranquilidade e custo de vida mais baixo em municípios menores