BANCO CENTRAL CITA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS E REDUZ TAXA BÁSICA DE JUROS DE 4,25% PARA 3,75%

Brasil
18 de Março de 2020 18h03

Patamar é o menor da história; BC cita a pandemia do coronavírus e caracteriza o cenário como 'desafiador'

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagem: Reprodução

BRASÍLIA - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu a taxa básica de juros, a Selic, de 4,25% para 3,75% nesta quarta-feira.

A decisão sofreu os efeitos da crise do coronavírus, que tem derrubado mercados e economias no mundo todo. No comunicado, o BC afirmou que a pandemia está causando uma "desaceleração significativa" do crescimento global, redução no preço das commodities e volatilidade nos preços dos ativos financeiros.

A autoridade monetária caracterizou o cenário como "desafiador" para economias emergentes, como a do Brasil.

Na última reunião, o Copom sinalizou que interromperia o ciclo de cortes, situação que mudou com a pandemia do novo vírus.

A redução acompanhou a decisão de bancos centrais ao redor do mundo, como o do Federal Reserve (FED), o banco central americano, que reduziu a taxa de juros duas vezes desde o início da crise. Atualmente, os juros da economia americana está entre 0% e 0,25%.

No comunicado, o Copom avaliou que os dados de atividade econômica vinham em linha com um processo de recuperação gradual da economia, mas ressaltou que eles não refletem, ainda, os impactos da pandemia.

A queda é uma continuação do ciclo de cortes iniciado em julho do ano passado e renovou a mínima histórica da série iniciada em 1999.

A Selic é a taxa em que bancos, cartões e instituições financeiras se baseiam para calcular os juros das diferentes modalidades oferecidas aos clientes. A taxa também é o principal instrumento do BC para influenciar na inflação.

Por exemplo, em um cenário de inflação alta, o Banco Central pode aumentar os juros, assim desestimulando a tomada de empréstimos e o consumo, o que diminuiria a inflação. Com a redução dos juros, o BC potencialmente pode diminuir os custos de crédito no país.

Sobre a inflação, o Copom avaliou que há riscos para os dois lados. O nível de ociosidade da economia pode levar a trajetória do índice para abaixo do esperado. O risco seria intensificado caso um "agravamento" da pandemia cause "aumento de incerteza" e redução da demanda com 'maior magnitude ou duração que o estimado".

Em outra ponta, o corte nos juros, uma piora no cenário externo ou uma interrupção no processo de reformas econômicas podem elevar a inflação.

O Banco Central aproveitou o comunicado do Copom para destacar que pode usar todas o "arsenal de medidas" para o enfrentamento da crise. O comunicado cita a política monetária, cambial e a estabilidade financeira.

Na pesquisa semanal Focus, do BC, que expõe as expectativas do mercado para os principais indicadores econômicos, a previsão é que 2020 termine com a Selic em 3,75%. A pesquisa foi publicada na segunda-feira e mostrou uma redução nas expectativas, dado que na semana anterior, o mercado previa a taxa em 4,25%.

 

ItapebiAcontece  com o GLOBO

 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

25 de Abril de 2024 17h04

Famílias beneficiadas: Governo anuncia isenção de impostos para 18 itens da cesta básica; veja a lista

Projeto de lei complementar da reforma tributária apresentado nesta quarta-feira (24) pelo governo

25 de Abril de 2024 11h04

Após reações nas redes sociais Tite explica motivo para poupar jogadores do Flamengo na Copa Libertadores

Treinador foi muito criticado por torcedores por não levar força máxima para o decisivo duelo contra o Bolívar-BOL, em La Paz

25 de Abril de 2024 10h04

Fome no Brasil: 3,2 milhões de lares sofrem com insegurança alimentar em 2023 (IBGE)

Regiões Norte e Nordeste registraram situação mais crítica que as demais regiões do país