Biofungicida que combate vassoura de bruxa deve ser vendido já em Agosto

Geral
06 de Agosto de 2012 09h08

Produto atua como parasita do fungo presente nas vassouras de bruxa. Segundo a Ceplac, quilo do biofungicida irá custar em torno de R$ 5.

 

O 1º  lote do biofungicida capaz de combater a vassoura de bruxa, doença causada por um fungo que chegou no Brasil há 20 anos e fez a produção de cacau cair em menos da metade no país, já começou a ser produzido, segundo a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). A Ceplac informou que o produto deve ser comercializado ainda em agosto.

De acordo com o produtor rural, Guilherme Galvão, que participou dos testes do biofungicida, houve grande melhora nos locais da sua propriedade em que o produto foi aplicado. “Eu usei na propriedade de 18 equitares de cacau de Itajuípe. Fizemos três aplicações no primeiro ano, fizemos três aplicações no segundo e do terceiro fizemos só duas aplicações. Lá melhorou sensivelmente. Eu tenho até hoje um ataque muito pequeno de vassoura”. 

De acordo com o fitopatologista João Costa, o biofungicida atua como parasita do fungo das vassouras de bruxa. “Esse fungo coloniza a vassoura de bruxa competindo por espaço e nutriente com o fungo que está no interior da vassoura seca. Consequentemente o biofungicida não deixa produzir estruturas reprodutivas na vassoura de bruxa. Com isso o fungo da vassoura não tem condições de se perpetuar na natureza”.


Para que o biofungicida faça o efeito é necessário preparar a área em que ele irá atuar. Antônio Zózimo, engenheiro agrônomo, explica que os produtores terão que retirar as partes atacadas pela vassoura antes que seja aplicado o produto. Segundo ele, a aplicação deve ser feita quatro vezes ao ano. “Nos meses de maio, junho, julho e agosto, que são os meses mais chuvosos. É importante atentar para que o ambiente esteja úmido, para que o fungo se estabeleça, e para que seja efetuada a aplicação do biofungicida".


José Marques, pesquisador da Ceplac, informou que a Comissão já obteve a licença para comercializar o biofungicida, que irá custar em torno de R$ 5 o quilo do produto.

Itapebiacontece com informações G1 Bahia
 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

26 de Abril de 2024 15h04

Falece no Rio de Janeiro Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, aos 51 anos, vítima de câncer

Cantor estava internado em um hospital particular da capital fluminense

26 de Abril de 2024 11h04

Incêndio em pousada de Porto Alegre deixa pelo menos 10 mortos

Pelas redes sociais, bombeiros informam que fogo foi controlado

26 de Abril de 2024 10h04

Fortaleza fez quatro: Boca não levava tantos gols de brasileiro havia 30 anos

Time argentino foi derrotado por 4 a 2 pelo Fortaleza nesta quinta-feira (25), na Arena Castelão, pela Copa Sul-Americana