Bolsonaro quer alterar conceito de ‘legítima defesa’ no Código Penal

Política
04 de Dezembro de 2019 17h12

Ideia do presidente é retirar o termo "moderadamente" do artigo 25 do conjunto de normas que regulamenta as infrações penais no País

Twitter: @ItapebiAcontece

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quarta-feira (4) que pretende enviar ao Congresso um projeto de lei que altere o conceito de “legítima defesa” no Código Penal.

A ideia de Bolsonaro é retirar o termo “moderadamente” do artigo 25 do conjunto de normas que determina e regulamenta os atos considerados como infrações penais no País.

Na redação atual do Código Penal, “entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem”.

Para Bolsonaro, é preciso ampliar este conceito. “O que é moderada? No sufoco, você atira em cima do cara. O cara está vindo em cima de você e você atira dentro da sua casa. Então, não tem de ter moderada. Se entrou na sua casa, você vai atirar. O que significa moderado, meu Deus?”, questionou.

O chefe de Estado brasileiro disse que a mudança integra um pacote de medidas na área de segurança pública que deve ser apresentado pelo Poder Executivo ao Legislativo.

Bolsonaro crê, no entanto, que as medidas podem ficar para o ano que vem, já que o envio do pacote ao Congresso poderia atrapalhar a tramitação do pacote anticrime, proposto pelo Ministério da Justiça, no Legislativo.

 

ItapebiAcontece

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

25 de Abril de 2024 17h04

Famílias beneficiadas: Governo anuncia isenção de impostos para 18 itens da cesta básica; veja a lista

Projeto de lei complementar da reforma tributária apresentado nesta quarta-feira (24) pelo governo

25 de Abril de 2024 11h04

Após reações nas redes sociais Tite explica motivo para poupar jogadores do Flamengo na Copa Libertadores

Treinador foi muito criticado por torcedores por não levar força máxima para o decisivo duelo contra o Bolívar-BOL, em La Paz

25 de Abril de 2024 10h04

Fome no Brasil: 3,2 milhões de lares sofrem com insegurança alimentar em 2023 (IBGE)

Regiões Norte e Nordeste registraram situação mais crítica que as demais regiões do país