Centésimo jogo terá pressão em Fred e expectativa por Neymar

Geral
23 de Junho de 2014 09h06

A Seleção precisa pelo menos empatar com Camarões para garantir a classificação às oitavas sem depender do resultado de Croácia x México

Twitter: @ItapebiAcontece




 

Neymar tem feito sua parte: dois gols na Copa.
Hoje, ele volta a ser esperança no jogo 100
do Brasil em Mundiais (Foto: Vanderlei Almeida/AFP)

A partida de número 100 do Brasil em Copas do Mundo é uma final, ao invés de uma festa. Anfitriã, a Seleção precisa pelo menos empatar com Camarões, às 17h, no Mané Garrincha, em Brasília, para garantir a classificação às oitavas sem depender do resultado de Croácia x México, que jogam no mesmo horário na Arena Pernambuco, no Recife. Derrota para os africanos e empate na outra partida significa eliminação na primeira fase.

“Camarões é um time traiçoeiro. Joga muito bem. Joguei contra muitos (jogadores) deles na França. Para não ser surpreendido, tem que estar atento”, cobra o capitão Thiago Silva. Camarões, ao lado de Grécia e Irã, são as seleções ainda sem gol na Copa. E a maior expectativa da torcida – e pressão pelo sucesso – está justamente nos gols do lado de cá, com Neymar e Fred. A dupla começou afiadíssima na era Scolari. Até a final da Copa das Confederações, a parceria de ataque tinha participado de 21 dos 29 gols do Brasil (72,4%), marcando ou dando a assistência. Hoje, o camisa 10 desequilibra como solista. 

O camisa 9 passou contundido o segundo semestre de 2013 e está quase parado em 2014: cinco jogos e um gol, contra a Sérvia, em amistoso. No Mundial, “ajudou” ao simular pênalti na estreia contra a Croácia.

“O Fred continua sendo um cara importante para nossa equipe. Ele não tem que fazer gols todos os jogos. Se não fizer gol, mas abrir espaço para o Neymar, Oscar, vai estar feliz”, defende o zagueiro Thiago Silva, que faz paralelo com a Copa das Confederações, auge da parceria ofensiva. “Havia cobrança em cima dele e no momento certo, ele apareceu. Não tenho dúvida que vai voltar a marcar. Claro que fazendo gol facilita para tirar esse peso das costas”, admite.

Um ano atrás, Fred passou em branco contra Japão e México. Diante da Itália, último jogo da fase de grupos, marcou dois gols. Fez outro contra o Uruguai e mais dois na final contra a Espanha. Foi fundamental diante de campeãs mundiais para o título. Com cinco gols, acabou o torneio como artilheiro, ao lado de Fernando Torres. “O Fred, para a gente, dentro e fora de campo, é um líder. Nos ajuda, é muito bom coração, e com certeza está ajudando a gente, com gols ou não, marcando, correndo, ajudando”, acrescenta o lateral Marcelo.


Dinastia
Fred ainda tem uma responsabilidade extra. Os centroavantes são considerados um selo de qualidade do futebol brasileiro em Copas. A lista inclui Leônidas (30 e 34), Ademir de Menezes (50), Vavá (58 e 62), Jairzinho (66, 70 e 74), Careca (86 e 90), Romário (94) e Ronaldo (94, 98, 2002 e 2006).

“Fred é nosso homem-gol. Ele está consciente de que não só ele como toda equipe ainda não reproduziu as boas atuações da Copa das Confederações. A atitude da equipe como um todo vai melhorar. E a gente espera que o Fred também melhore sua atenção e os gols voltem", declarou o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira, em entrevista ao programa Esporte Espetacular, da TV Globo, ontem.

Registros
O Brasil chega a 100 jogos como vice-líder na estatística, pois a Alemanha já tem 101, embora não tenha disputado a Copa de 1950. Do lado verde e amarelo, as partidas “redondas” têm capítulos marcantes. O décimo confronto foi no outro Mundial no país, em 1950: 2x2 com a Suíça, no Pacaembu. 

Em 1958, o jogo de número 20 ficou marcado pelas estreias como titulares de Pelé e Garrincha na Copa: 2x0 na União Soviética. Já o encontro número 30, em 1966, contra a Bulgária, foi a última vez que a dupla de gênios jogou junta pela Seleção: 2x0, gols deles.

Em 1994, a dramática vitória por 1x0 sobre os EUA aconteceu na partida de número 70, gol de Bebeto em passe de Romário. Já o confronto de número 80 foi a derrota na final da Copa de 1998: 3x0 para a França, com show de Zidane e convulsão de Ronaldo.

 















Itapebiacontece / Correio

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

12 de Maio de 2024 13h05

PREFEITURA DE ITAPEBI REALIZA MAIS UMA GRANDE FESTA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MÃES

A festa contou com homenagens e sorteio de prêmios para todas as mães presente.

11 de Maio de 2024 20h05

Prefeito de Itapebi denuncia agressão com garrafa por vereador em bar no distrito de Caiubi

“O Episódio de violência do vereador contra prefeito “Peba” de Itapebi em bar no distrito de Caiubi gera polêmica”.

11 de Maio de 2024 11h05

Em Teixeira de Freitas na Bahia, presidente Lula inaugura hospital e agradece a solidariedade do povo brasileiro pelo apoio ao RS.

Lula se emocionou ao falar das enchentes e lembrar os momentos em que viveu situação semelhante