Cobra de origem Asiática corre risco de ser sacrificada em Brasília por falta de antídoto no Brasil

Meio Ambiente
15 de Julho de 2020 13h07

As cobras foram entregues de forma voluntária ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Twitter: @ItapebiAcontece

A serpente Trimeresurus vogeli, conhecida como víbora-verde-de-vogel, foi uma das 16 cobras resgatadas no Distrito Federal, em uma investigação que busca descobrir a origem da naja que picou  Pedro Henrique Santos Krambeck Lehmkul, de 22 anos.

O responsável pelas cobras que não teve a identidade divulgada, não será punido, já que a devolução foi voluntária. A devolução aconteceu após a repercussão do caso do estudante Pedro Kramberck, de 22 anos, que foi picado por uma naja.

A espécie é originária da Ásia, o que faz com que não haja antídoto contra o veneno dela aqui no Brasil. Com isso, a serpente corre o risco de ser sacrificada. Se não for possível importar o soro do exterior, os especialistas não descartam a eutanásia. A decisão está nas mãos do Ibama.

A serpente está sendo mantida em uma caixa, que fica dentro de um recinto, com intuito de evitar qualquer risco ao animal ou integrante da equipe.

Por ser um predador de cadeia e com veneno altamente potente, o veneno da víbora pode levar um ser humano adulto a óbito. “Apesar de ter um tempo de ação mais demorado, se comparado com a Naja, o veneno não deixa de apresentar um risco de vida elevado, ainda mais porque não tem o soro em âmbito nacional”, explicou o diretor de répteis e anfíbios do Zoológico de Brasília, Carlos Eduardo Nóbrega.

“Essa é a consequência de trazer um indivíduo para um território onde eles não pertencem. Acaba que em paga o preço disso é o animal, às vezes com a própria vida. Vamos deixar o animal exótico na sua fauna”, destacou o especialista.

Segundo ele, se o animal for eutanasiado ele será destinado para pesquisas em universidades para que estudem a parte interna e ajudem em pesquisas futuras sobre o próprio veneno.

 

ItapebiAcontece

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

13 de Agosto de 2020 18h08

Covid-19: Espanha registra quase 3 mil novos casos em 24h

O país mantém, nesta quinta-feira, a tendência de subida de novos casos.

13 de Agosto de 2020 17h08

Brasil pede explicações à China sobre frango supostamente contaminado

O ministério assegurou que todos os produtos fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) são submetidos a protocolos rígidos de controle sanitário.

13 de Agosto de 2020 17h08

Bezerro nasce apenas com as patas traseiras; veja o vídeo

Proprietário está pedindo ajuda para construir uma cadeira de rodas adaptada para o filhote