Cobra de origem Asiática corre risco de ser sacrificada em Brasília por falta de antídoto no Brasil

Meio Ambiente
15 de Julho de 2020 13h07

As cobras foram entregues de forma voluntária ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Twitter: @ItapebiAcontece

A serpente Trimeresurus vogeli, conhecida como víbora-verde-de-vogel, foi uma das 16 cobras resgatadas no Distrito Federal, em uma investigação que busca descobrir a origem da naja que picou  Pedro Henrique Santos Krambeck Lehmkul, de 22 anos.

O responsável pelas cobras que não teve a identidade divulgada, não será punido, já que a devolução foi voluntária. A devolução aconteceu após a repercussão do caso do estudante Pedro Kramberck, de 22 anos, que foi picado por uma naja.

A espécie é originária da Ásia, o que faz com que não haja antídoto contra o veneno dela aqui no Brasil. Com isso, a serpente corre o risco de ser sacrificada. Se não for possível importar o soro do exterior, os especialistas não descartam a eutanásia. A decisão está nas mãos do Ibama.

A serpente está sendo mantida em uma caixa, que fica dentro de um recinto, com intuito de evitar qualquer risco ao animal ou integrante da equipe.

Por ser um predador de cadeia e com veneno altamente potente, o veneno da víbora pode levar um ser humano adulto a óbito. “Apesar de ter um tempo de ação mais demorado, se comparado com a Naja, o veneno não deixa de apresentar um risco de vida elevado, ainda mais porque não tem o soro em âmbito nacional”, explicou o diretor de répteis e anfíbios do Zoológico de Brasília, Carlos Eduardo Nóbrega.

“Essa é a consequência de trazer um indivíduo para um território onde eles não pertencem. Acaba que em paga o preço disso é o animal, às vezes com a própria vida. Vamos deixar o animal exótico na sua fauna”, destacou o especialista.

Segundo ele, se o animal for eutanasiado ele será destinado para pesquisas em universidades para que estudem a parte interna e ajudem em pesquisas futuras sobre o próprio veneno.

 

ItapebiAcontece

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

25 de Abril de 2024 17h04

Famílias beneficiadas: Governo anuncia isenção de impostos para 18 itens da cesta básica; veja a lista

Projeto de lei complementar da reforma tributária apresentado nesta quarta-feira (24) pelo governo

25 de Abril de 2024 11h04

Após reações nas redes sociais Tite explica motivo para poupar jogadores do Flamengo na Copa Libertadores

Treinador foi muito criticado por torcedores por não levar força máxima para o decisivo duelo contra o Bolívar-BOL, em La Paz

25 de Abril de 2024 10h04

Fome no Brasil: 3,2 milhões de lares sofrem com insegurança alimentar em 2023 (IBGE)

Regiões Norte e Nordeste registraram situação mais crítica que as demais regiões do país