Com dificuldade para contratar médicos, prefeituras baianas pedem auxílio de cubanos

Bahia
20 de Março de 2020 11h03

Até então, a pandemia está restrita a Salvador, Feira de Santana, Prado, Porto Seguro, Lauro de Freitas e Itabuna, segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), mas a previsão das autoridades é de que se espalhe pelo interior.

Imagens Reprodução

 

Com dificuldade para preencher vagas com médicos brasileiros, municípios baianos cobram do governo federal a possibilidade de contratar profissionais cubanos para reforçar o atendimento de casos de coronavírus no estado.

Até então, a pandemia está restrita a Salvador, Feira de Santana, Prado, Porto Seguro, Lauro de Freitas e Itabuna, segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), mas a previsão das autoridades é de que se espalhe pelo interior. Secretário de Saúde de um grande município baiano, que não quis se identificar, disse ao A TARDE que o reforço dos cubanos "seria uma grande ajuda nesse processo".

O governo federal já sinalizou a possibilidade de contratar os cubanos que continuam no país, mas a presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems), Stela Souza, cobra celeridade. "Esses médicos são muito importantes porque os que temos não vão dar conta", afirma.

Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro critica o comportamento de médicos brasileiros que atuam no enfrentamento à Covid-19. Prefeito de Bom Jesus da Lapa, ele conta ter se deparado com um profissional que não quis atender uma ocorrência suspeita da doença. "Imagina quando o vírus chegar, não vão nem encostar nos pacientes", ironiza ele, que também defende a volta dos cubanos.

O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, diz que a rede estadual não está tendo dificuldades para contratar médicos para reforçar o atendimento. Ele estima que um excedente entre 100 e 150 profissionais atuará nos 140 novos leitos de UTI que o estado montará para pacientes em situação mais grave. Eles ficarão concentrados em hospitais em Salvador, principalmente na unidade montada pelo governo estadual no antigo Hospital Espanhol.

 

Por: A Tarde

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

26 de Abril de 2024 11h04

Incêndio em pousada de Porto Alegre deixa pelo menos 10 mortos

Pelas redes sociais, bombeiros informam que fogo foi controlado

26 de Abril de 2024 10h04

Fortaleza fez quatro: Boca não levava tantos gols de brasileiro havia 30 anos

Time argentino foi derrotado por 4 a 2 pelo Fortaleza nesta quinta-feira (25), na Arena Castelão, pela Copa Sul-Americana

26 de Abril de 2024 08h04

Eleições em Perigo: Grande Número de Baianos poderá Perde Direito de Votar por Cancelamento de Títulos

Cidadãos com pendência eleitoral têm até o dia 8 de maio para regularizar situação e poder votar nas eleições municipais