Criança de 4 anos tem tumor retirado em cirurgia com auxílio de robô, em Salvador

Saúde
08 de Novembro de 2019 20h11

Instituto Baiano de Cirurgia Robótica aponta que essa foi a primeira cirurgia robótica pediátrica da Bahia. Paciente teve alta 24 horas após procedimento.

Twitter: @ItapebiAcontece

Uma criança de 4 anos teve um um tumor retirado em cirurgia feita com ajuda de um robô, em Salvador. Com o auxílio da tecnologia foram necessárias pequenas incisões e a criança recebeu alta 24 horas após a cirurgia.

O procedimento que durou 1h30 ocorreu na última quarta-feira (6), no Hospital Santa Izabel, na capital baiana. Essa foi a primeira cirurgia robótica pediátrica da Bahia, segundo o Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR).

A paciente tinha um tumor de seis centímetros na glândula supra-renal, uma área considerada bastante delicada pelos médicos. O urologista-cirurgião Nilo Jorge Leão, que comandou a equipe de saúde, detalhou que o tumor estava localizado próximo à veia cava, a principal do corpo humano.

De acordo com o IBCR a criança foi a paciente de menor peso a ser submetida a uma cirurgia pelo robô nomeado de DaVinci.

O médico informou que se o procedimento fosse feito da maneira convencional, seria necessário fazer uma grande abertura do tórax e do abdômen, o que acarretaria um pós-operatório doloroso e com risco de sangramento.

De acordo com o Instituto Baiano de Cirurgia Robótica, a ferramenta usada para a cirurgia da garotinha possui uma série de recursos que incluem a visão tridimensional e mais nítida, ampliada em dez vezes quando comparada à cirurgia convencional aberta.

 

ItapebiAcontece

Compartilhe por:

Comentários

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*
13 de Novembro de 2019 11h11

Futuro da Zona Azul em Porto Seguro agora depende do TJ-BA

A Zona Azul foi instituída na cidade em outubro deste ano. Porém, com um valor de R$ 4 por hora e horário de cobrança entre 8h e 24h, a medida afastou os clientes do centro comercial da cidade, que ficou praticamente vazio na primeira semana

13 de Novembro de 2019 07h11

Bahia é o 8º estado em número total de indenizações do seguro DPVAT

De janeiro a outubro, 14.695 vítimas de acidentes de trânsito foram ressarcidas

13 de Novembro de 2019 07h11

Novo partido se apresenta como 'sonho de pessoas leais a Bolsonaro'

"Nossa Aliança se dirige a abrigar essa grande maioria de brasileiros e brasileiras que clamam por uma nova ordem de referências éticas e morais", diz a nota