Criança de 4 anos tem tumor retirado em cirurgia com auxílio de robô, em Salvador

Saúde
08 de Novembro de 2019 20h11

Instituto Baiano de Cirurgia Robótica aponta que essa foi a primeira cirurgia robótica pediátrica da Bahia. Paciente teve alta 24 horas após procedimento.

Twitter: @ItapebiAcontece

Uma criança de 4 anos teve um um tumor retirado em cirurgia feita com ajuda de um robô, em Salvador. Com o auxílio da tecnologia foram necessárias pequenas incisões e a criança recebeu alta 24 horas após a cirurgia.

O procedimento que durou 1h30 ocorreu na última quarta-feira (6), no Hospital Santa Izabel, na capital baiana. Essa foi a primeira cirurgia robótica pediátrica da Bahia, segundo o Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR).

A paciente tinha um tumor de seis centímetros na glândula supra-renal, uma área considerada bastante delicada pelos médicos. O urologista-cirurgião Nilo Jorge Leão, que comandou a equipe de saúde, detalhou que o tumor estava localizado próximo à veia cava, a principal do corpo humano.

De acordo com o IBCR a criança foi a paciente de menor peso a ser submetida a uma cirurgia pelo robô nomeado de DaVinci.

O médico informou que se o procedimento fosse feito da maneira convencional, seria necessário fazer uma grande abertura do tórax e do abdômen, o que acarretaria um pós-operatório doloroso e com risco de sangramento.

De acordo com o Instituto Baiano de Cirurgia Robótica, a ferramenta usada para a cirurgia da garotinha possui uma série de recursos que incluem a visão tridimensional e mais nítida, ampliada em dez vezes quando comparada à cirurgia convencional aberta.

 

ItapebiAcontece

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

25 de Abril de 2024 17h04

Famílias beneficiadas: Governo anuncia isenção de impostos para 18 itens da cesta básica; veja a lista

Projeto de lei complementar da reforma tributária apresentado nesta quarta-feira (24) pelo governo

25 de Abril de 2024 11h04

Após reações nas redes sociais Tite explica motivo para poupar jogadores do Flamengo na Copa Libertadores

Treinador foi muito criticado por torcedores por não levar força máxima para o decisivo duelo contra o Bolívar-BOL, em La Paz

25 de Abril de 2024 10h04

Fome no Brasil: 3,2 milhões de lares sofrem com insegurança alimentar em 2023 (IBGE)

Regiões Norte e Nordeste registraram situação mais crítica que as demais regiões do país