Eunápolis; Após pedido de advogado, Justiça suspende toque de recolher

Região
24 de Maio de 2020 10h05

A liminar foi deferida pelo do juiz plantonista Waldir Viana Ribeiro no âmbito de um habeas corpus impetrado pelo advogado Cleriston do Carmo Souza

Imagem: Reprodução

 

Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), por meio do juiz plantonista Waldir Viana Ribeiro, derrubou, em caráter liminar, o toque de recolher no município de Eunápolis. Na decisão, que pode ser conferida na íntegra ao final desta matéria, o magistrado afirmou que a medida restritiva imposta pela Prefeitura viola o princípio constitucional da razoabilidade.

“Com observância ao Princípio da Razoabilidade se deseja evitar que o administrador adote soluções esdrúxulas, açodadas, que causem perplexidade no seio social. Enfim, que haja uma adequação entre o grau de afetação social e a finalidade a ser preenchida pela atuação estatal”, escreveu o juiz.

Ainda segundo o magistrado, o decreto extrapolou o limite das restrições, uma vez que a Prefeitura já havia determinado a proibição de aglomerações e da permanência da população em estabelecimentos comerciais.

“Se é razoável limitar horários de funcionamento dos locais de acesso ao público em geral, impor medidas restritivas do quantitativo de pessoas, dizer o que é ou não essencial para funcionar no momento excepcional que atravessa a população, não é de bom tom, ponderado, racional, proibir que as pessoas simplesmente circulem pelas ruas e logradouros públicos, sobretudo tarde da noite, quando a imensa maioria dos munícipes já se encontram recolhidos em suas residências”, diz trecho da decisão.

A liminar foi deferida no âmbito de um habeas corpus impetrado pelo advogado Cleriston do Carmo Souza, segundo o qual o decreto que implantou o toque de recolher entre 20h e 5h no município violou a “garantia individual de liberdade de locomoção, de todos os cidadãos”.

O juiz plantonista suspendeu a eficácia do decreto, além de ter intimado a Prefeitura e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) a se manifestarem no processo no prazo de cinco dias.

Clique aqui e leia a decisão na íntegra.

 

ItapebiAcontece / Bnews

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

25 de Abril de 2024 17h04

Famílias beneficiadas: Governo anuncia isenção de impostos para 18 itens da cesta básica; veja a lista

Projeto de lei complementar da reforma tributária apresentado nesta quarta-feira (24) pelo governo

25 de Abril de 2024 11h04

Após reações nas redes sociais Tite explica motivo para poupar jogadores do Flamengo na Copa Libertadores

Treinador foi muito criticado por torcedores por não levar força máxima para o decisivo duelo contra o Bolívar-BOL, em La Paz

25 de Abril de 2024 10h04

Fome no Brasil: 3,2 milhões de lares sofrem com insegurança alimentar em 2023 (IBGE)

Regiões Norte e Nordeste registraram situação mais crítica que as demais regiões do país