FELIZ TUDO MULHER!

Geral
08 de Março de 2015 00h03

Somente em 1975 a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou o dia 08 de março como o Dia Internacional da Mulher

Twitter: @ItapebiAcontece



A origem sobre o dia internacional da mulher é um tanto incerto, porém historicamente está ligada a lutas e reivindicações por igualdade de direitos e melhorias nas condições de trabalho.

Um das histórias relacionadas à criação do dia internacional da mulher, é que em 08 de março de 1857 ocorreu um incêndio que teria sido proposital em uma fábrica textil, em Nova York e 129 mulheres morreram carbonizadas. O acidente teria sido provado como uma repressão às greves organizadas pelas operárias. Como muitos eventos históricos não sabe-se com certeza se essa história ocorreu realmente.




Já em 1910, a história de lutas das mulheres ganhou mais força, em Copenhague – Dinamarca ocorreu o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, nessa ocasião foi sugerido por Clara Zetkin, membro do Partido Comunista Alemão, a criação de um Dia Internacional da Mulher, porém ainda não havia data definida. A proposta emergia do movimento feminista que estava crescente na época, vindo de grupos revolucionários de esquerda como o comunismo e o anarquismo. Os movimentos revolucionários reivindicavam melhores condições de trabalho nas fábricas e também direitos trabalhistas e eleitorais para mulheres.

Em 08 de março de 1917, as mulheres trabalhadoras do setor de tecelagem iniciaram uma greve reivindicando dos operários do setor de metalurgia. Esse foi um momento histórico de luta feminina e também é considerado um ponta pé inicial da Revolução Russa, que ocorreu nesse mesmo ano. A partir desses acontecimentos, ganhou força o dia internacional da mulher, sendo fortalecido na década de 60 e 70.
Somente em 1975 a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou o dia 08 de março como o Dia Internacional das Mulher. E essa data foi consolidada e está até hoje marcada não apenas como uma comemoração feminina, mas tem o objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade contemporânea com todos os direitos, igualdade de gênero, oportunidades trabalhistas e respeito que é merecido.




Por isso, a história que marca a instituição desse dia é marcada por lutas e muitas conquistas, porém há muito a ser feito para as conquistas femininas. Mas todas as mulheres são guerreiras por natureza, e merecem ser lembradas, respeitadas e homenageadas todos os dias.
No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. A luta feminina ganhou força com o movimento das sufragistas, nas décadas de 1920 e 30, que conseguiram o direito ao voto em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas.




A partir dos anos 1970 emergiram no país organizações que passaram a incluir na pauta das discussões a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher. Em 1982, o feminismo passou a manter um diálogo importante com o Estado, com a criação do Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo, e em 1985, com o aparecimento da primeira Delegacia Especializada da Mulher.

Nós do Itapebiacontece  desejamos um grande Dia das Mulheres não somente neste 08 de março, mas em todos os dias!

Feliz Tudo!
 
 
ItapebiAcontece
 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

16 de Maio de 2024 12h05

Silvio Luiz, lendário narrador esportivo, morre aos 89 anos em SP

Segundo o Hospital Oswaldo Cruz, onde ele estava internado desde o dia 8 de maio, narrador faleceu às 9h40 desta quinta (16), em decorrência de falência de múltiplos órgãos.

16 de Maio de 2024 11h05

Homem é alvejado pela janela de sua casa enquanto dormia durante a madrugada desta quinta-feira(16)

Vizinhos ouviram os barulhos e arrombaram a porta da casa para socorrer a vítima; felizmente criança que dormia em outro quarto não foi atingida

16 de Maio de 2024 10h05

São Paulo: Antero Greco, ícone do jornalismo esportivo, falece aos 69 anos.

Apresentador lutava contra um tumor cerebral desde junho de 2022