Gosta de ler? Conheça sites para fazer download dos seus livros preferidos de graça

Geral
25 de Maio de 2014 11h05

Entre as páginas brasileiras e internacionais o leitor vai encontrar títulos raros e originais, além do que há de melhor na literatura contemporânea

Twitter: @ItapebiAcontece

A internet está repleta de sites para download de livros na íntegra, de forma gratuita e legal. Para ajudar os bibliófilos de plantão, preparamos uma lista com dez páginas, brasileiras e internacionais, com acervos repletos de títulos raros e originais, além de disponibilizar também o que há de melhor na literatura contemporânea e especializada para você se inspirar e atualizar sua leitura. Divirta-se!

 

 

Foto: Divulgação

1. Project Gutenberg
O site do Project Gutenberg disponibiliza mais de 33.000 mil livros para download gratuito. Se você não encontrou o livro que você queria em nenhum outro site, provavelmente vai encontrá-lo aqui. Embora não seja possível fazer download dos livros em PDF, as obras estão disponíveis nos formatos ePub, HTML e TXT. Nem todos os textos estão em português.

 
 

2. Open Library
Um projeto inédito o Open Library permite ao usuário baixar livros gratuitamente, em várias línguas e das mais variadas épocas. São mais de um milhão de títulos, disponibilizados por bibliotecas parceiras do mundo inteiro. Os livros são escaneados e disponibilizados em PDF para os usuários. O site é muito bonito e organizado, de forma que é possível encontrar os títulos com facilidade. A maior do conteúdo está em inglês.

 

3. Domínio Público
Iniciativa do Governo Federal, o Portal Domínio Público reúne grande parte do material que já caiu em domínio público (passou tanto tempo da morte do autor que a família já perdeu parte dos direitos sobre a obra). O acervo composto por obras literárias, artes, ciências e pesquisas científicas, é inteiramente virtual e pode ser pesquisado gratuitamente. O diferencial é que, além de baixar livros, também é possível ter acesso a outros materiais, como vídeos, fotografias e outras mídias.

 

4. Universia Livros
Universia Livros é uma iniciativa da Rede Universia, maior rede de cooperação universitária da América Latina. O objetivo é incentivar a leitura, oferecendo o download de livros grátis para os usuários, sobretudo clássicos da literatura. Relativamente novo, o poratal ainda não oferece muitas opções de livros para baixar. E apesar de o design ser pouco convidativo, a página é bastante organizada e simples.

 
 

5. Coleção Aplauso
Preservar a memória da cultura nacional e democratizar o acesso ao conhecimento são os princípios da Coleção Aplauso, lançada pela Imprensa Oficial. Neste site você encontra biografias de artistas, cineastas e dramaturgos além de roteiros de cinema, peças de teatro e a história de diversas emissoras de TV. Todo esse acervo digital pode ser acessado gratuitamente e os textos estão disponíveis para download gratuito em PDF.

 

6. Brasiliana USP
Cerca de 3.000 títulos da BBM estão disponíveis para livre acesso no site da Brasiliana USP, que incluem coleções de livros de literatura e de história, mapas, iconografias, e uma coleção de periódicos dos séculos XIX e XX são particularmente significativos. A ideia é que no futuro o acervo aumente para 25 mil livros. O download dos livros pode ser realizado em PDF, mas eles também podem ser visualizados online.

 

7. Europeana
Europeana é um projeto que disponibiliza em um só site recursos de museus, arquivos e bibliotecas de toda Europa. Ou seja, além de baixar livros, também é possível acessar outros recursos como sons, vídeos e imagens. No portal, é possível encontrar escritos em vários idiomas diferentes, ideal para quem está estudando outra língua. Apesar de já existir uma versão em português do site, ela não está totalmente traduzida.

 

8. Obras raras da USP
Mais uma iniciativa da Universidade de São Paulo, a Biblioteca Virtual de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica da USP é um endereço para quem busca algo diferente. No acervo, ainda pequeno, é possível baixar livros em línguas variadas em edições históricas e raras. Por enquanto, o único formato disponível é o PDF. Em algumas edições históricas você vai encontrar ilustrações de tirar o fôlego. Vale a pena conferir!

 

9. Free E-books
A versão em português do site Free E-books funciona de uma forma diferente dos demais sites da lista. Aqui, são os próprios autores que submetem seus livros para serem baixados, transformando o site em um paraíso para quem busca novos talentos. Embora não seja o site dedicado aos que buscam publicações de autores consagrados, o vasto e variado acervo inclui de livros literários aos de gastronomia para download gratuito.

 

10. Planet eBook
Planet eBook vale muito a pena para aqueles que sabem ler em inglês. Os títulos são muito bem escolhidos e têm um visual super caprichado, todos com as capinhas amarelas personalizadas do site. Com certeza, um dos melhores sites para download de livros em inglês. Apesar da variedade, não há uma quantidade grande de livros para baixar: são em torno de 100 títulos ao todo.


ItapebiAcontece / Reportagem iBahia


Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

27 de Abril de 2024 10h04

Confirmado: bandeira tarifária verde da Aneel mantém energia sem custo extra em maio

Boa notícia para o bolso dos consumidores brasileiros:

26 de Abril de 2024 15h04

Falece no Rio de Janeiro Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, aos 51 anos, vítima de câncer

Cantor estava internado em um hospital particular da capital fluminense

26 de Abril de 2024 11h04

Incêndio em pousada de Porto Alegre deixa pelo menos 10 mortos

Pelas redes sociais, bombeiros informam que fogo foi controlado