Itabuna e dez cidades baianas estão em risco de epidemia de dengue

Geral
13 de Março de 2015 08h03

Além disso, outros 32 municípios baianos — incluindo Salvador e Feira de Santana — estão em estado de alerta

Twitter: @ItapebiAcontece


A Bahia tem 11 cidades com risco de epidemia de dengue, de acordo com o Ministério da Saúde. O órgão divulgou ontem os novos índices do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que analisou os meses de janeiro e fevereiro deste ano. Além disso, outros 32 municípios baianos — incluindo Salvador e Feira de Santana — estão em estado de alerta.

O LIRAa é calculado a partir da porcentagem de casas visitadas com larvas do mosquito. O dado orienta as ações de prefeituras e secretarias no controle da dengue — e, mais recentemente, da chikungunya, cujo vírus também é transmitido pelo Aedes Aegypti. Estão em situação de risco as cidades que têm mais do que 3,9% dos imóveis pesquisados com larvas de Aedes aegypti. 

dengue

Itabuna e dez cidades baianas estão em risco de epidemia de dengue
(Arquivo/Agência Brasil)

Já os que estão em situação de alerta têm resultados que vão de 1% até 3,9%. A pior situação foi de Itabuna, Sul do estado, com índice de 17,8%. Mas, de acordo com o coordenador de endemias da Secretaria de Saúde da cidade, Renato Freitas, o resultado ruim já era esperado.

Em 2013, o LIRAa foi de 27,3%. “O grande problema é que boa parte da população é obrigada a guardar água — 87% dos focos estão em tanques e caixas d'água”. Ainda assim, no ano passado, o índice foi reduzido a 11,6%, segundo o coordenador.

Já em Salvador, que recebeu a classificação de “alerta”, o LIRAa passou de 1,4% em outubro do ano passado para 2,2% este ano — um aumento de quase 60% em três meses. No entanto, o índice também não foi uma surpresa para a coordenadora do programa de combate à dengue da Secretaria Municipal de Saúde, Isabel Guimarães.

Isso porque os maiores índices do LIRAa em Salvador são sempre registrados entre janeiro e março. “Historicamente, são os mais elevados por conta do aumento da temperatura e das chuvas intermitentes”.

Em Salvador, a distribuição dos tipos de focos lembra a de Itabuna: cerca de 80% em caixas d'água e tanques. Além de Salvador, outras 17 capitais estão em alerta, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em todo o país, 340 municípios estão em situação de risco, enquanto outros 877 estão em alerta. O Nordeste é a região que mais concentra municípios com índice de risco de dengue: 171.

Depois, vêm as regiões Sudeste (54), Sul (52), Norte (46) e Centro-Oeste (17).


ItapebiAcontece 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

19 de Maio de 2024 10h05

Igreja Senhor dos Passos se torna primeiro santuário urbano de Feira de Santana

Localizado estrategicamente no centro comercial da segunda maior cidade da Bahia, o novo santuário atrai a atenção de milhares de pessoas diariamente

19 de Maio de 2024 09h05

30 praias improprias para banho tem Salvador neste fim de semana

Índice de balneabilidade é medido pela densidades de bactérias fecais no local

18 de Maio de 2024 12h05

Tony Ramos se recupera bem após cirurgia, diz Denise Fraga: "Está falando e fazendo piada"

Ator foi internado na quinta-feira (16) e precisou passar por procedimento após sofrer sangramento no cérebro