ITAPEBI ABANDONADA: CIDADE NÃO TEM NENHUM FESTEJO NO SEU ANIVERSÁRIO

Geral
13 de Agosto de 2014 17h08

Com a cidade, praticamente, abandonada e em extrema dificuldade financeira, a administração municipal não irá realizar nenhum evento para comemorar o aniversário do município, neste dia 14 de Agosto.

Twitter: @ItapebiAcontece



Na próxima quinta-feira 14 de Agosto, o município de Itapebi, no extremo sul baiano, região da Costa do Descobrimento, completará  56 anos de emancipação política. Os itapebienses e a imprensa regional desconhece qualquer programação feita pela prefeitura para comemorar a data cívica e histórica. A não ser uma manifestação organizada por jovens estudantes, igrejas, servidores sem receber salários há quatro meses, dentre outros manifestantes.

No ano de 1958, mediante Lei Estadual n.° 1022 de 14 de agosto e publicação no diário oficial no dia 15/08/1958, foi criado o município de Itapebi, com território desmembrado de Belmonte.
Nesse mesmo ano foi eleito o primeiro prefeito, Clóvis Adolpho Stolze, e sua primeira Câmara representada pelos vereadores Moacy Souza Stolze, Hermes Siquara da Rocha, Adony Querubino de Andrade, Rubem Ferreira dos Santos, Vicente Barreira, Landulpho Ludgero dos Santos e Wilson Guimarães.




A construção da BR 101, nos anos de 1971 a 1973, inseriu a região extremo sul da Bahia no cenário nacional.
No Censo 2010 a população de Itapebi era de 10.495 habitantes. Já minguando com os descasos administrativos que vem sofrendo nos últimos tempos, essa é a verdade.

É no mínimo uma falta de respeito com a cidade o que a administração do prefeito Francisco Brito vem fazendo e agora também com relação ao aniversário de Itapebi. O dia 14 de Agosto, data oficial de emancipação da cidade, passar em branco.
A prefeitura não vai comemorar nada e a comunidade diz ainda que não tem mesmo nada para comemorar. “A cidade está abandonada há muito tempo“, revelam os moradores.





Há pelo menos três meses, o pagamento dos salários de muitos servidores não vem sendo realizado e muitos fornecedores não veem a cor da grana há vários meses. No aniversário da cidade, até mesmo o tradicional desfile cívico estudantil, que reúne centenas de pessoas nas Avenidas Vicente Barreira e Othon Cachoeira, foi cancelado. 
 
A situação beira o caos. Até mesmo a manutenção de serviços essenciais, como a coleta de lixo, está ameaçada. Na última semana, os caçambeiros e funcionários da empresa, responsável pelo recolhimento do lixo domiciliar, paralisaram as atividades, temporariamente, só retornando ao trabalho após a promessa da regularização dos salários.
 


 
Lembro-me ainda das disputas no dia 14 de agosto e 7 de setembro para ver quem era a melhor escola – O antigo Ginásio Clóvis Adolpho Stolze, Colégio Municipal, o hoje prédio abandonado na cidade Histórica e o Colégio Luiz Viana Filho – antigo prédio da SUDENE e também abandonado, os professores que ensaiavam conosco para darmos o nosso melhor.



Tempos em que o aniversário da cidade era uma festa memorialista e nessa memória lembrei-me do chefe Gerson do Grupo de escoteiros onde também fiz parte.
Saúde e educação eram outras, hoje, padecemos com um hospital maternidade para todos os casos ou servindo de rodoviária de ambulâncias quando tem, para transportar doentes para Eunápolis e Porto Seguro quando os médicos reguladores permitem recebimento destes pacientes, se não morrem por aqui mesmo. E saibam que o “nosso” prefeito de fato é médico.




Gostaria de está fazendo esta matéria falando de pelo menos três bons motivos para Itapebi comemorar seus 56 anos, mas essa tarefa é impossível pois não temos  fatos positivos, o que vemos são  ruas esburacadas, falta de segurança, descaso com a saúde e salários atrasados. Simplesmente tive que escrever sobre o passado, pois não há esses três fatos no agora.  Não, não há motivos para comemorar e se fosse relatar todos os problemas de Itapebi hoje, essa página é insuficiente e eu teria uma outra tarefa - escrever um livro. 

 
Por Arnaldo Alves
 
 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

05 de Maio de 2024 08h05

Nível do Guaíba continua subindo e atinge 5,29 metros em Porto Alegre; veja áreas afetadas pela cheia

Até o momento, foram confirmadas 55 mortes decorrentes dos temporais que atingem o estado

04 de Maio de 2024 10h05

Chuvas no RS: número de mortos após tempestades chega a 56

Estado contabiliza 74 pessoas feridas e 67 desaparecidas, segundo balanço da Defesa Civil

04 de Maio de 2024 08h05

Cidades do interior dobram número de moradores em apartamentos

Baianos buscam tranquilidade e custo de vida mais baixo em municípios menores