ITAPEBI: PF INVESTIGA CASO DE ALDEIA TUPINAMBÁ INCENDIADA POR SUPOSTOS PISTOLEIROS

Geral
17 de Março de 2014 17h03

Nesta segunda-feira (17), doze agentes federais em quatro viaturas foram ao local para investigações sobre o caso de supostos pistoleiros que incendiaram 28 choupanas na aldeia dos índios Tupinambás encanto da Patioba.

Twitter: @ItapebiAcontece





Uma equipe da Polícia Federal de Ilhéus formada por 12 homens em quatro viaturas da DPF esteve na área onde índios Tupinambás encantos da Patioba acusam proprietários de terras, de mandar supostos pistoleiros atear fogo em 28 choupanas na mata onde eles afirmam que estão a dois anos. Já fontes ligadas aos fazendeiros contestam dizendo que quem incendiou as choupanas foram os próprios indios





Por volta das 10h, quatro  viaturas da Policia Federal rumaram para o local onde há pouco mais de trinta dias aconteceu um conflito entre supostos índios e fazendeiros da Região onde foi incendiado casas de uma fazenda,   morte de um taxista e também foi queimado um veiculo.




Na última quinta-feira toda imprensa regional noticiou um atentado contra índios Tupinambás encanto da Patioba que viviam na região. A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) se pronunciou através de nota encaminhada à imprensa onde afirma que cerca de 120 indígenas vivem na aldeia  tupinambá Encanto do Patioba, no município de Itapebi, no Extremo Sul do estado, e, que foi atacada e destruída por um grupo armado.




Durante a ação, as 28 casas da aldeia foram incendiadas, índios sofreram agressões, cerca de 400 galinhas foram mortas e objetos foram roubados. Segundo o cacique Astério Ferreira do Porto,  63 anos, 18 homens armados chegaram ao local por volta das 9h de sexta-feira (7) e começaram a agredir os indígenas.“Eles me amarraram e começaram a bater em minha cabeça. Bateram também na minha mulher e em outras pessoas da aldeia”, afirmou.




Nesta segunda-feira (17), doze agentes federais em quatro viaturas estiveram no local para investigações sobre o caso.
Conforme informações do Agente do DPF de Ilhéus, eles estavam numa diligencia em apoio à determinação da DPF de Porto Seguro para investigação do caso em que a Fundação Nacional do Índio FUNAI em Brasília – DF denunciou que supostos pistoleiros a mando de fazendeiros ateou fogo em choupanas de índios naquela área.  Após em torno de duas horas de incursão em locais de difícil acesso na mata foi encontrada pela equipe da Policia Federal algumas choupanas destruídas por incêndios e que aparentemente fora incêndio criminoso.




Ninguém foi preso, mas a equipe do DPF informou ao Portal do Itapebiacontece que tiveram êxito na diligencia em que foram designados.
 
Arnaldo Alves/Itapebiacontece


MATÉRIA RELACIONADA




Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

21 de Maio de 2024 11h05

Mais de 131 mil baianos negociaram R$ 705 mi em dívidas através do Desenrola Brasil

Programa de negociação de dívidas encerrou na segunda-feira (20) após cerca de 7 meses em operação

21 de Maio de 2024 11h05

Governo do Estado autoriza compra de veículos blindados táticos para Polícias Militar e Civil

Equipe, composta por integrantes da Polícia Militar (PM) e Polícia Civil (PC) da Bahia, está na cidade de Ras al-Khaimah, visitando a sede da empresa fabricante do veículo.

21 de Maio de 2024 10h05

Megaoperação 'Fogo Amigo' desarticula organização criminosa que vendia armas para facções na Bahia, Pernambuco e Alagoas

18 presos, incluindo policiais militares, empresários e CACs, em ação conjunta da PF, MP-BA e outros órgãos