ITAPEBI: POLICIA FEDERAL RETORNA EM ÁREAS INVADIDAS PELOS ÍNDIOS TUPINAMBÁS

Geral
30 de Janeiro de 2014 21h01

Segundo informações de pessoas envolvidas, ainda pode ocorrer novos conflitos,além desta terceira visita da PF, não há nenhuma força policial tentando conter ou organizar a situação no local.

Twitter: @ItapebiAcontece




A situação no município de Itapebi, extremo Sul da Bahia, segue preocupante. Os “indígenas” voltaram ao local que há duas semanas haviam deixado após intervenção da Policia Federal.





Conforme informações dos proprietários  das áreas invadidas nesta quarta-feira, 29, os “indígenas” retornaram a área próxima a Fazenda Barro Vermelho e Zé de Bazona e bloquearam a estrada colocando barreiras de troncos e galhos de árvores impedindo assim o acesso as áreas dali em diante  sendo que a policia federal desobstruiu o caminho para ter acesso.
Segundo informações de pessoas envolvidas, ainda pode ocorrer novos conflitos, mas não há nenhuma força policial tentando conter ou organizar a situação no local. A fazenda Barro Vermelho teve sua sede queimada e ainda não foi reintegrada ao proprietário,





Área de conflito





O confronto entre índios e produtores rurais na região ficou explicito no último dia 21 de Janeiro quando após algumas invasões de propriedades também foi assassinado Uélio da Silva Santos, também conhecido com “Gustita”, 34 anos, que segundo as informações havia ido retirar pertences do proprietário em uma das terras invadidas.  Além da fazenda Barro Vermelho naquela semana também foram invadidas as propriedades de Roxo, Maciel, Zé de Bazona e Salvador.





 Já nesta quarta-feira (29), e, segundo denuncias feita na Delegacia de Policia Federal em Porto Seguro, nesta quinta-feira (30). Os supostos índios também “determinaram” que os dois últimos pequenos produtores da área que ainda permaneciam em suas propriedades deixassem as terras até a próxima segunda-feira (03).  




Na tarde desta quinta-feira (30), estiveram nas áreas invadidas três viaturas, duas, da policia federal e uma da Procuradoria federal com o Procurador Dr. Fernando Zelada e a Delegada de Policia Federal Dra. Eva Bianca Costa e contataram com o índio que se identificou como “tigre” quando informou que os lideres Cacique Roberto e o “índio” Cauê não se encontravam no local. Segundo informações do Procurador Federal os índios informam que as ocupações são pacificas; informações contestadas pelos proprietários de terras. “Como pode ser ocupações pacíficas se já houve uma morte, queima de sede de fazenda e matança de animais.” Concluiu um dos proprietários de Terra.




Os proprietários das terras ocupadas entraram com processo na Justiça para conseguirem a reintegração de posse. No entanto, os conflitos são iminentes na região porque os índios estão dispostos a ficar com as terras.



 
Itapebiacontece/Fotos Arnaldo Alves
 
 
 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

28 de Abril de 2024 09h04

Velório de Anderson Leonardo, do Molejo, será neste domingo

Artista morreu na última sexta-feira

27 de Abril de 2024 10h04

Confirmado: bandeira tarifária verde da Aneel mantém energia sem custo extra em maio

Boa notícia para o bolso dos consumidores brasileiros:

26 de Abril de 2024 15h04

Falece no Rio de Janeiro Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, aos 51 anos, vítima de câncer

Cantor estava internado em um hospital particular da capital fluminense