Jerônimo supera ACM Neto e eleições vão para segundo turno

ELEIÇÕES
03 de Outubro de 2022 08h10

Petista manteve a dianteira durante praticamente toda a apuração e quase leva no primeiro turno

Twitter: @ItapebiAcontece

A disputa para governador na Bahia será decidida no segundo turno. Contrariando todos os outros institutos de pesquisa, Jerônimo Rodrigues (PT) superou o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), confirmando a projeção do AtlasIntel/A TARDE e a menos de dois pontos percentuais da vitória em primeiro turno.

Com 99,10% das urnas apuradas, O resultado de 49,32% contra 40,89% demonstra o grande crescimento do candidato petista, repetindo a reviravolta vista nas últimas quatro eleições no estado e confirmando a força do ex-presidente Lula como principal cabo eleitoral de Jerônimo.O cenário é somado à grande aprovação do governo Rui Costa, além da imagem positiva dos senadores Jaques Wagner e Otto Alencar, esse último reeleito com larga margem de votos.

O grande desafio da campanha era reverter o desconhecimento de Jerônimo, que apesar de um trabalho bem avaliado na Secretaria de Desenvolvimento Rural e da gestão à frente da Secretaria de Educação, nunca havia disputado uma eleição.

A candidatura do Jerônimo surpreendeu até mesmo a militância petista. Quando todos esperavam que Jaques Wagner tentasse o retorno ao Palácio de Ondina, o ex-governador e senador se retirou da disputa e com a decisão de Otto Alencar disputar a reeleição, coube a Rui Costa permanecer até o fim do mandato.

Diante da ruptura do Partido Progressistas (PP), cujo vice-governador João Leão se aliou a ACM Neto, mais uma vez a cúpula petista surpreendeu e anunciou Geraldo Jr. (MDB), presidente da Câmara de Vereadores de Salvador e ex-aliado do ex-prefeito da capital.

Com o PSD de Otto e o MDB, ambos com muita capilaridade no interior, Jerônimo percorreu toda a Bahia e se apresentou o eleitorado como o herdeiro do legado de quatro gestões de Wagner e Rui, e a benção de Lula, com intenções de voto em torno de 70%.

Desde as primeiras pesquisas realizadas pelo instituto AtlasIntel o desconhecimento do nome de Jerônimo era o principal desafio da campanha petista. Contratado pelo grupo A TARDE, o instituto consagrado nas eleições dos Estados Unidos, Chile, Colômbia, Argentina e nas eleições municipais de São Paulo, estreou na Bahia repetindo um alto índice de proximidade.

Dos 32% da pesquisa inicial, divulgada em julho, quando ACM Neto pontuava com 39%, Jerônimo iniciou uma arrancada e, quanto mais se tornava conhecido, mais se aproximava do candidato, assumindo a liderança no limite do empate técnico já na segunda rodada de pesquisa e, após algumas oscilações, chegou ao final do sétimo levantamento com a projeção de 47,7% dos votos válidos, pouco mais de 1 ponto abaixo do registrado nas urnas.

ACM Neto, que de acordo com as outras pesquisas liderava com chances de vencer em primeiro turno, não conseguiu ampliar seu eleitorado e ficou apenas 0,3 ponto acima do estimado pela AtlasIntel.

Pesaram contra o ex-prefeito a ausência dos debates e a tentativa de se manter distante da polarização nacional, evitando apoiar Lula ou Bolsonaro, e adotando a estratégia que ficou conhecida como “tanto faz”. A autodeclaração como pardo e o desgaste do seu sucessor, Bruno Reis, à frente da a Prefeitura de Salvador, também prejudicaram o desempenho do herdeiro do carlismo na Bahia.

ItapebiAcontece / A Tarde

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

25 de Abril de 2024 17h04

Famílias beneficiadas: Governo anuncia isenção de impostos para 18 itens da cesta básica; veja a lista

Projeto de lei complementar da reforma tributária apresentado nesta quarta-feira (24) pelo governo

25 de Abril de 2024 11h04

Após reações nas redes sociais Tite explica motivo para poupar jogadores do Flamengo na Copa Libertadores

Treinador foi muito criticado por torcedores por não levar força máxima para o decisivo duelo contra o Bolívar-BOL, em La Paz

25 de Abril de 2024 10h04

Fome no Brasil: 3,2 milhões de lares sofrem com insegurança alimentar em 2023 (IBGE)

Regiões Norte e Nordeste registraram situação mais crítica que as demais regiões do país