Mulheres do MST ocupam fazenda de eucalipto em Alcobaça na Bahia

Geral
01 de Março de 2012 16h03

Grupo de cerca de mil pessoas, segundo organização, acampa no local. Movimento acredita que plantio do vegetal causa êxodo rural no estado.

Mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) iniciaram acampamento na fazenda Nova Esperança, localizado na cidade de Alcobaça, extremo sul da Bahia, no começo da manhã desta quinta-feira (1°). A fazenda pertence a um empresa que faz cultivo de eucalipto.

De acordo com um dos cordenadores do movimento social, cerca de mil mulheres participam do ato em protesto contra o êxodo rural que seria provocado pela cultura do eucalipto.

Esta   é a  segunda ocupação pelo mesmo motivo no extremo sul da Bahia. A última ocorreu no dia 28 de março do ano passado, na cidade de Eunápolis. A direção nacional do MST divulgou nota por volta das 10h e relata que o monocultivo do vegetal gera o "descaso social e ambiental, desemprego e expulsão do homem do campo".

Em nota, a empresa dona da propriedade confirmou a ocupação e informou que a invasão foi comunicada às autoridades do Estado da Bahia "e as medidas judiciais cabíveis já estão sendo providenciadas".

Mulheres cortam pés de eucalipto, cujo cultivo é foco de protesto, em fazenda da Bahia (Foto: Divulgação/MST)

Redação Itapebiacontece com informações G1 Bahia

 

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

25 de Abril de 2024 17h04

Famílias beneficiadas: Governo anuncia isenção de impostos para 18 itens da cesta básica; veja a lista

Projeto de lei complementar da reforma tributária apresentado nesta quarta-feira (24) pelo governo

25 de Abril de 2024 11h04

Após reações nas redes sociais Tite explica motivo para poupar jogadores do Flamengo na Copa Libertadores

Treinador foi muito criticado por torcedores por não levar força máxima para o decisivo duelo contra o Bolívar-BOL, em La Paz

25 de Abril de 2024 10h04

Fome no Brasil: 3,2 milhões de lares sofrem com insegurança alimentar em 2023 (IBGE)

Regiões Norte e Nordeste registraram situação mais crítica que as demais regiões do país