Novos nomes apimentam pré-campanha para prefeito em 2024; quem será o próximo prefeito em Itapebi?

POLÍTICA LOCAL
29 de Maio de 2023 17h05

O ItapebiAcontece ouviu alguns dos “possíveis aliados” sobre quais são as maiores “armas” ou trunfos que os principais pré-candidatos à Prefeito de Itapebi deverão usar nas eleições do ano que vem.

 Twitter:arnaldofenix

As eleições municipais estão previstas para outubro do ano que vem, mas os principais pré-candidatos e pré-candidatas já começaram a fazer seus primeiros movimentos de olho na disputa em 2024. Com histórias, perfis e estratégias diferentes, cada um deles tem um conjunto de “armas” que deverá ser usado ao longo do período eleitoral. E olha que uma fonte deverá surgir um nome que por enquanto ainda não quer se declarar, mais está organizando o anuncio.

O ItapebiAcontece ouviu alguns dos “possíveis aliados” sobre quais são as maiores “armas” ou trunfos que os principais pré-candidatos à Prefeito de Itapebi deverão usar nas eleições do ano que vem.

(a)- Digamos que você seja um eleitor itapebiense interessado em reunir informações sobre os vários pré-candidatos à prefeitura do município de Itapebi em 2024 para decidir o seu voto;

b) conhecer os vários novos nomes que se apresentam ao cargo máximo do Executivo municipal; ou ainda c) simplesmente acompanhar o disse, me disse dos bastidores políticos, os eventos chamativos das oportunidades de datas festivas e ou épocas tradicionais da cultura regional.

Parabéns! Se você faz parte deste grupo, garantiu assunto suficiente para pelo menos duas rodadas de cervejinhas com os amigos. Ou no mínimo para discorrer com propriedade sobre o estado atual da ‘fauna’ política do município.

Contudo, se você não faz parte deste grupo ou tem outros assuntos para se preocupar, faço aqui um resumo do que aprendi sobre os pré-candidatos à prefeitura de Itapebi em 2024 em bate papos “despretensiosos”.

Assim você garante ao menos um ou outro comentário em outras oportunidades em novas rodas de cervejas ou não se sentirá por fora caso circule algum comentário alusivo aos candidatos nas redes sociais ou na famosa Boca de Forno do site.

Pelo lado oposicionista já aparece comentários que existe um possível “racha” por conta de candidaturas, pois no grupo de vereadores de “oposição” tem três nomes que nos bastidores e em conversas com eleitores anunciam seus nomes como pré-candidatos e diante deste exposto, cada um “puxa a sardinha para sua brasa” e isso conforme disse a fonte está gerando disputa no grupo. O presidente da mesa diretora e propenso líder deste grupo está tendo pequenos problemas para manter a turma ainda ligados com os assuntos da casa, mas?

Muitos nos bastidores politico afirmam que o presidente da casa tem possibilidade de ser um candidato à vice, mas essa tomada de decisão de qualquer grupo que queira formar uma chapa, além de muito cedo, passa também por uma avaliação de aceitação de grupo e dos eleitores em possíveis pesquisas futuras.

Falando em pesquisa, nos últimos quinze dias passaram pelas ruas de Itapebi “cidade baixa” dois grupos de pessoas fazendo perguntas sobre pré-candidatos a prefeito, fontes dão conta que as indagações são de diferentes grupos políticos e isso já municiou os comentários que um lado está na frente e o outro lado diz que eles quem lideram. Onde está a verdade?

Pelo lado da situação (governo), também tem um pré-candidato que segundo os comentários está firme e até o momento não existe plano (B).

Essa mesmas fontes também informam que o atual vice-prefeito, está imbuído em apoio à candidatura a prefeito do chefe de gabinete da atual administração, essas mesmas fontes também não afirmam que o atual vice-prefeito seja o candidato à vice da chapa da situação. Já até comentaram, se isso acontecer, “será o tri-vice, se ele aceitar e o grupo sair vencedor”.

Em contrapartida em comentários dos bastidores, muitos afirmam que no grupo do pré-candidato da situação tem muitos nomes fortes para se aventurar nesse cargo, bem como, a candidatura ao “cargo” de vice-prefeito, lá na frente poderá ser uma “moeda” de troca para angariar apoios de força política e com um número maior de votos tirando essa “força” até de adversários que no momento juram fidelidade. ‘Quem viver verá’.

Surgem mais nomes no atual pacote de disputa

Nesse momento politico surgem sempre nomes que se dizem candidatos, uns vão em frente e até criam gorduras políticas e eleitorais e seguem tentando coligações de apoio, outros fazem o alarde para conseguir projetar o nome para no futuro “negociar com interesse em futuros cargos” o chamado apoio como é sempre normal acontecer com os chamados candidatos “oportunistas”.

Nesse período também aparece pré-candidatos que tem votos e ainda gozam de prestigio politico junto à parte do eleitorado.

Uma fonte ligada a politica de Itapebi, disse ao ItapebiAcontece o seguinte;

Que no ano passado tomando uma cervejinha num conhecido bar da cidade alta em Itapebi, estava ele com amigos, quando de repente indagou a o amigo politico antigo em Itapebi: “Porque você não sai candidato?”.

Ele respondeu que não, pois não tinha condições financeiras etc. Mais parece que está gostado da ideia e, “me parece que está bastante estimulado”.  Segundo outras conversas de “botequins” e especulações de rodinhas de porta de bar, tem um politico estadual que chateado com alguns acontecimentos nas ultimas eleições estaduais,  topa pagar para ver.  - Como em política tudo é possivel; quem sabe?

A fonte também disse; “Já recebi visita de todos os pré-candidatos de oposição”. “Um deles me afirmou que estaria apoiando o propenso candidato que parece ter impedimento judicial”. Ele também me falou que estaria com esse candidato, porém ele teria problema com a justiça eleitoral e nesse caso ele seria o chamado plano ‘B’. Será?

A fonte continuou; recebi também a visita de outro pré-candidato, bem como, de seus correligionários, este concorrente ao cargo, me comunicou que era pré- candidato a Prefeito e gostaria de ter uma conversa mais detalhada.

Foto: Arquivo ItapebiAcontece (Ruínas da antiga prefeitura de Itapebi na cidade histórica "Cidade Baixa".

 

Arnaldo Alves - ItapebiAcontece

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

  • Nome: Eliomar Neves
  • Comentário: Vamos lá. Alguns nomes estão a mesa, mas sejamos sinceros de todos os nomes não chega nem aos pés de um Peba ou Cláudio Carvalho em seus tempos de outrora! Talvez por falta de divulgação ou conhecimento popular, outro fator que deve ser levado em conta é o fato da cidade ser pequena e qualquer fato atual ou pretérito acaba ficando vivo na cabeça da população local por muito tempo e pode influenciar muito na opinião é decisão na hora de declarar apoio ou voto em alguém! Eu prefiro ficar neutro e escolher em quem votar com base no que o indivíduo fez, faz, em seu caráter! Outra coisa que devemos levar em conta e se os indivíduos exerce cidadania e controle social ou se ele é aquele cidadão que só aparece a cada 4 anos!

26 de Abril de 2024 15h04

Falece no Rio de Janeiro Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, aos 51 anos, vítima de câncer

Cantor estava internado em um hospital particular da capital fluminense

26 de Abril de 2024 11h04

Incêndio em pousada de Porto Alegre deixa pelo menos 10 mortos

Pelas redes sociais, bombeiros informam que fogo foi controlado

26 de Abril de 2024 10h04

Fortaleza fez quatro: Boca não levava tantos gols de brasileiro havia 30 anos

Time argentino foi derrotado por 4 a 2 pelo Fortaleza nesta quinta-feira (25), na Arena Castelão, pela Copa Sul-Americana