Pesquisa revela precariedade da segurança baiana

Geral
17 de Março de 2013 07h03

Foram apresentados os dados da área de segurança no ano de 2011 na Bahia e em mais três estados com população similar em números absolutos: Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Twitter: @ItapebiAcontece


Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Justiça que traça o perfil das instituições de segurança pública no país foi apresentada na sexta-feira (15), na sede do Ministério Público estadual, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), durante a 13ª Reunião Ordinária do Comitê Interinstitucional em Segurança Pública do Estado da Bahia (Cisp).

Foram apresentados os dados da área de segurança no ano de 2011 na Bahia e em mais três estados com população similar em números absolutos: Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

A pesquisa revelou que a Bahia possui um efetivo de 31.869 policiais militares para 17.878 armas de fogo, o que representa uma razão de 1,78 policial por arma de fogo. Já nos estados do Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul a razão é de 0,74, 0,95 e 0,99 respectivamente.

Outro dado revelado na pesquisa foi a estrutura organizacional do Corpo de Bombeiros Militar. Enquanto na Bahia há um efetivo de 2.158 bombeiros, o estado do Rio de Janeiro possui 16.603. O estudo ainda demonstrou que existem na Bahia 558 unidades policiais/Delegacias da Polícia Civil, sendo 28 na capital, 20 na Região Metropolitana e 510 no interior.

Estiveram presentes na reunião a delegada Emília Blanco, representando a Secretaria de Segurança Pública (SSP); o secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Nestor Duarte; o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Nilson Soares Castelo Branco; o procurador-geral do Ministério Público Federal na Bahia, Wilson Rocha de Almeida Neto; a defensora pública Bethânia Ferreira; a diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, Iracema Silva de Jesus; e o Tenente Coronel Fontes de Araújo do Comando da Polícia Militar.

De acordo com Nestor Duarte, o governo está fazendo investimentos na segurança e garantiu a construção de novos presídios em Brumado, Barreiras, Irecê, Vitória da Conquista e Feira de Santana, dentre outros municípios.

Para o promotor de Justiça Geder Gomes é preciso que o Estado apresente como e quando fará esta transferência de presos das delegacias para o sistema prisional. Ele ressaltou que há um projeto em tramitação na Justiça que, caso seja aprovado, colocará a Bahia em 3º lugar no ranking de criação das penas alternativas.

Durante a reunião ficou decidido que será criado um grupo para discutir amplamente a pesquisa desenvolvida pelo Ministério da Justiça, que será formado por representantes do MP, SSP, Defensoria Pública e magistratura. Ainda foi definido que os integrantes do Cisp irão pleitear a ampliação do efetivo e a criação de uma legislação específica do Corpo de Bombeiros no estado


ItapebiAcontece/Bocão News

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

19 de Maio de 2024 10h05

Igreja Senhor dos Passos se torna primeiro santuário urbano de Feira de Santana

Localizado estrategicamente no centro comercial da segunda maior cidade da Bahia, o novo santuário atrai a atenção de milhares de pessoas diariamente

19 de Maio de 2024 09h05

30 praias improprias para banho tem Salvador neste fim de semana

Índice de balneabilidade é medido pela densidades de bactérias fecais no local

18 de Maio de 2024 12h05

Tony Ramos se recupera bem após cirurgia, diz Denise Fraga: "Está falando e fazendo piada"

Ator foi internado na quinta-feira (16) e precisou passar por procedimento após sofrer sangramento no cérebro