PREFEITO DE ITAGIMIRIM "LUIZINHO" É PUNIDO POR AUTOPROMOÇÃO NA DISTRIBUIÇÃO DE PEIXES NA SEMANA SANTA

Política
25 de Maio de 2022 19h05

Ele mesmo fez questão de entregar pessoalmente os alimentos a centenas de famílias carentes, “como se os mesmos houvessem sido adquiridos com recursos pessoais, e ainda utilizando toda a máquina pública na autopromoção”.

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagem: Reprodução

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão da 1° câmara desta quarta-feira (25/05), acataram denúncia contra o prefeito Luiz Carlos Júnior Silva de Oliveira, do município do extremo sul baiano, Itagimirim. O gestor foi denunciado por irregularidades relacionadas à promoção pessoal por ocasião da distribuição de pescados, no valor de R$76.780,00, para famílias carentes no período da Semana Santa de 2021. O conselheiro Francisco Netto, relator do processo, multou o gestor em R$5 mil.

Os cidadãos Rodrigo Oliveira Moreira e Giovanni Brillantino moveram a representação contra o prefeito por desvio de finalidade da ação de auxílio social. Segundo os denunciantes, a Prefeitura de Itagimirim contratou empresa visando a aquisição de 5,5 toneladas de peixes, para doação a famílias carentes cadastradas na secretaria municipal de desenvolvimento social, no período da Semana Santa. Contudo, a distribuição dos peixes foi realizada para todos os moradores do município, e não somente para a população carente, havendo assim um desvio de finalidade.

Imagem: Reprodução

Além disso, consta nas razões da denúncia, que o prefeito aproveitou a distribuição para se autopromover, com propósito político-eleitoral. Ele mesmo fez questão de entregar pessoalmente os alimentos a centenas de famílias carentes, “como se os mesmos houvessem sido adquiridos com recursos pessoais, e ainda utilizando toda a máquina pública na autopromoção”.

Para o conselheiro relator Francisco Netto, as imagens demonstram, de forma clara, a intenção do denunciado de se utilizar de uma ação governamental importante para se autopromover. Não restando assim, segundo o relator, “dúvidas sobre a sua intenção de se vincular pessoalmente, com ganhos políticos óbvios, à atividade patrocinada pelo Prefeitura de Itagimirim”.

Considerou procedente, ainda, a constatação de desvio de finalidade da ação realizada, que incluiu todos os munícipes, sem nenhuma distinção, ignorando o que previa a Ata de Registro de Preços nº 01/2021, que destinava os alimentos adquiridos “a famílias carentes cadastradas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social”.

O Ministério Público de Contas, através do procurador Danilo Diamantino Gomes da Silva, opinou pelo conhecimento e procedência da denúncia, com aplicação de multa proporcional à conduta praticada pelo prefeito.

Cabe recurso da decisão.

ItapebiAcontece / TCM-Bahia

Compartilhe por:

Envie um comentário:

*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

Comentários

  • Nome: Crítica nutritiva
  • Comentário: E o de itapebi não vai ser punido também não é , ele também entregou nas casas Como fosse propaganda política entregando santinhos há e os peixes também foram comprados onde será que foi e valor ???

25 de Abril de 2024 17h04

Famílias beneficiadas: Governo anuncia isenção de impostos para 18 itens da cesta básica; veja a lista

Projeto de lei complementar da reforma tributária apresentado nesta quarta-feira (24) pelo governo

25 de Abril de 2024 11h04

Após reações nas redes sociais Tite explica motivo para poupar jogadores do Flamengo na Copa Libertadores

Treinador foi muito criticado por torcedores por não levar força máxima para o decisivo duelo contra o Bolívar-BOL, em La Paz

25 de Abril de 2024 10h04

Fome no Brasil: 3,2 milhões de lares sofrem com insegurança alimentar em 2023 (IBGE)

Regiões Norte e Nordeste registraram situação mais crítica que as demais regiões do país